O fundo de investimento Evolution, do executivo Pedro Cabral e do Grupo Aegis, dono da rede Isobar, lançou nesta terça-feira (26) o site Contplay, novidade que promete mudar a relação entre público, anunciante e distribuidores de conteúdo. Por meio da ferramenta, o usuário pode fazer login, informar seus interesses e assistir seus comerciais preferidos. Ao final, deve responder qual a marca do comercial, garantindo assim que assistiu ao vídeo inteiro e, automaticamente, recebe pontos para trocar por conteúdos como música, filmes, aplicativos, jornais, revistas e livros.
De acordo com Cabral, o portal tem a missão de ser uma mídia de performance, que financia a distribuição de conteúdo. “É um produto inovador e não tem nada parecido no mercado”, disse. Ele explicou que o anunciante vai pagar pela performance do seu produto e não apenas pela mídia. Segundo o executivo, a empresa fará o investimento e à medida que as ações forem acontecendo, os consumidores forem assistindo seus comerciais e avaliando o conteúdo, os valores vão sendo debitados. Cabral disse que haverá também um relatório em tempo real, enviado para o anunciante, mostrando quantas pessoas viram, quantas gostaram e quantas reconheceram a marca.
Inicialmente, a novidade foi apresentada para os clientes da AgênciaClick Isobar. Fiat e Sky já apostaram no negócio, mas ele ressaltou que a ideia é mostrar o Contplay para outras agências e empresas. O investimento mínimo para o anunciante é de R$ 10 mil. Para os consumidores, Cabral contou que o site também se mostra vantajoso, já que é a primeira vez que ele é pago, por meio de pontos, para assistir a um comercial. A expectativa é atingir dois milhões de usuários e já no primeiro ano de operação. Para o segundo ano, a meta é 10 milhões. O investimento no novo projeto foi de R$ 6 milhões.
Além do Contplay, o Evolution também está investindo na Ampfy, agência digital com ênfase em social media. O fundo é do tipo venture capital e tem como objetivo investir em empresas com potencial internacional incubadas no Brasil. Com participação acionária do prório Aegis, mas controle de Cabral, a iniciativa ai atuar nos segmentos de propaganda, mídia, tecnologia e mobile.