O ex-ministro Renato Janine Ribeiro lança nesta sexta-feira (11) o livro “A imprensa entre Antígona e Maquiavel – A ética jornalística na vida real das redações”. O autor organizou a obra a partir de suas aulas de ética na imprensa, ministradas por ele no curso de pós-graduação da ESPM em Jornalismo, com Ênfase em Direção Editorial. O lançamento será realizado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, e terá palestra de Renato Janine.
Coordenada pelo Instituto Cultural ESPM, a obra traz 11 artigos redigidos em resposta a uma questão levantada durante a disciplina que Renato Janine Ribeiro lecionava na ESPM. A pergunta feita aos alunos do curso foi: “Você é jornalista. Exerce um cargo de direção. Tem decisões importante a tomar. Digamos: publicar uma matéria, ou o modo como vai publicá-la, pode afetar sua credibilidade como profissional, sua autoestima como pessoa, sua posição como detentor de um cargo de confiança de seus patrões. Imagine uma matéria que possa ilustrar bem o caso e discuta (o mais importante é a discussão): como você equilibraria esses três papeis – o de profissional, o de pessoa, o de chefe?”.
O resultado do trabalho apresentado foi um conjunto de textos em que embate ético do jornalista para conjugar credibilidade e justiça é largamente ilustrado.
Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo (USP). Com larga experiência em política científica, foi Ministro da Educação, atuou como presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP e membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).