Cláudia Vassallo: plataforma de eventos é muito importante

A Unidade Exame, que tem sob o seu guarda-chuva Exame, Exame.com, PME, Você S/A, Você RH e Info, é a divisão que realiza mais eventos patrocinados dentro da Editora Abril. A plataforma de eventos de Exame se tornou uma linha de negócios importante, com representatividade expressiva dentro do faturamento das marcas, e cresce cada vez mais. “A gente está sempre tentando ampliar nossa plataforma de eventos e cada uma das nossas marcas tem a sua própria plataforma. Dentro das peculiaridades dos títulos, tentamos criar coisas novas. Trabalhamos com o conceito de comunidade. Achamos que as nossas marcas aglutinam audiências, públicos, que têm muito em comum e que gostam de se encontrar eventualmente”, conta Cláudia Vassallo, diretora-superintendente da Unidade Exame.

A estratégia do negócio é atuar em multiplataforma, tendo a presença dos anunciantes nos eventos (por meio de patrocínios) e também nos anúncios das páginas das revistas, sites e dispositivos digitais das marcas.  “A nossa estratégia é pegar a audiência em todas essas pontas”, diz Cláudia. “O interesse dos anunciantes em atuar em plataformas é cada vez maior. Eles querem exposição no evento, estar nas revistas e sites. O que mudou é isso: nossos eventos agregam muito para a reputação das marcas. São eventos de construção de marcas e de interação com um público extremamente qualificado”.

Segundo a diretora-superintendente da Unidade Exame, a principal novidade na área de eventos é a criação de fóruns regionais, principalmente no caso de Exame. “A gente quer se aproximar das comunidades de negócios em regiões que estão crescendo muito e que têm particularidades nas suas economias. No ano passado, a gente criou o Fórum Nordeste. Fizemos a primeira edição em Recife, Pernambuco, e neste ano repetimos o evento em Salvador, Bahia, onde atraímos cerca de 350 empresários. Em junho, a gente fez a primeira edição do Fórum Exame Centro-Oeste, que aconteceu em Goiânia, onde levamos também 350 empresários e altos executivos para discutir agronegócios e infraestrutura”.

Cláudia afirma que a estratégia  de regionalização dos eventos é muito forte. “Primeiro, porque não podemos nos restringir ao mercado de São Paulo. Segundo, porque há uma demanda enorme de eventos com conteúdo de qualidade. E em terceiro, porque é muito importante para nossas marcas. A gente realmente quer fincar bandeiras fora do eixo Rio-São Paulo”, diz ela.

Somente os fóruns de Exame reúnem pelo menos 1.500 pessoas por ano. A executiva ressalta que a questão mais importante é que o público dos eventos é muito qualificado, com a presença de altos executivos e empresários. Nesta quarta-feira (13), a Exame realiza a 6ª edição do Exame Fórum, em São Paulo, o maior evento de conteúdo da marca, com o patrocínio de Vivo, MAN (fabricante de caminhões), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Samsung.

O Exame Fórum 2014 terá a presença do candidato à presidência da República Eduardo Campos (PSB), Armínio Fraga, representando o candidato Aécio Neves (PSDB), e Guido Mantega, como porta-voz da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). O evento vai promover debates e palestras sobre os desafios da economia brasileira para os próximos cinco anos. O tema é: “Brasil 2020: O que esperar da economia brasileira nos próximos cinco anos e como construir as bases para nosso real desenvolvimento”. A expectativa é reunir entre 300 e 400 pessoas.

Marcas fortes

Em relação ao atual momento do mercado de revistas, a diretora-superintendente da Unidade Exame responde que este não é um ano fácil para a mídia brasileira como um todo e diz que ter marcas fortes e uma audiência qualificada ajuda muito nesses momentos. “O fato de a gente ter marcas fortes e reconhecidas como Exame, Você S/A e Info nos ajuda significativamente, num momento em que o mercado não está fácil, pois este é um ano muito atípico, com economia quase parada, Copa do Mundo e Eleições. Em Exame, por exemplo, o faturamento publicitário não caiu”, afirma Cláudia.

A executiva conta ainda que Exame.com é um dos maiores sites da Abril em receita publicitária e tem uma estratégia de publicidade nativa que começou no ano passado e está indo muito bem. “No Facebook de Exame.com, por exemplo, temos mais de um milhão de fãs. São mais de nove milhões de visitantes únicos por mês e mais de 80 milhões de pageviews por mês”, pontua ela. Já Exame tem 70% do mercado e uma circulação de 180 mil exemplares quinzenalmente.

A executiva destaca que outro objetivo da estratégia de cada marca é ser reconhecida como o centro de uma comunidade. “Exame quer ser reconhecida como o centro da comunidade de negócios. Para Você RH, o objetivo é se aproximar da comunidade de Recursos Humanos. Com a Info, se aproximar das pessoas que gostam de tecnologia e mundo digital. Com a PME, da comunidade de empreendedores. No ano passado, começamos a trabalhar mais fortemente este conceito de comunidade. Toda a comunicação de Exame foi em cima do conceito de comunidade”.

Entre os eventos da grade da Unidade Exame também há um curso promovido pela PME  para empreendedores que reúne cerca de 600 empresários. Além disso, no ano passado, a PME criou um movimento que engloba evento, rede social, revista, site, chamado “Sou empreendedor – meu sonho move o Brasil”. Já a Você RH reúne profissionais de Recursos Humanos em uma série de eventos, como o RH Meeting. “Neste encontro, a gente reúne só vice-presidentes e diretores de RH durante dois dias e meio fora de São Paulo. A novidade é que os eventos da Você RH também estão sendo regionalizados. Este ano, fizemos encontro em Salvador, na Bahia, pela primeira vez, e em setembro vamos fazer no Rio de Janeiro pela terceira vez”, destaca.

A revista Info tem ainda o InfoStart, que é uma disputa de startups, e o InfoTrends. “Temos um projeto grande de fazer um InfoTrends internacional, com uma visita ao Vale do Silício provavelmente para o ano que vem”, adianta a executiva. “Também temos os eventos de premiação como o Melhores e Maiores, por Exame, e o Melhores Empresas para Você Trabalhar, pela Você S/A”.