Acontece nesta segunda-feira (3), em São Paulo, mais uma edição do Fórum Exame. O evento, que tem como foco os negócios gerados pela Copa do Mundo, contou com a presença de empresários como Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC; Marcos Nicolas, diretor executivo da Ernest & Young; e Roland de Bonadona, diretor geral do Grupo Accor, entre outros.

Em sua participação, Guanaes falou da importância da Copa do Mundo e de tudo o que está sendo feito por conta do evento. O publicitário ressaltou que haverá problemas, como em todos os lugares que já sediaram a Copa, mas será uma grande oportunidade para o país. Para ele, o principal legado que será deixado é a discussão dos problemas do país e a insatisfação do brasileiro que passa a estar mais latente. Guanaes ressaltou ainda a importância de engajar a população e de envolver as pessoas na resolução de todas as questões e na pressão aos políticos.

Nicolas também falou dos pontos positivos da realização da Copa do Mundo. Ele concordou que muitos investimentos foram acelerados por conta do evento e que é preciso aproveitar esse movimento. Para o executivo, haverá um grande salto em tecnologia e telecomunicação, por exemplo.

Bonadona, por sua vez, disse que para o país conseguir realizar um evento de sucesso é importante que sejam encontradas soluções fora da caixa, como aconteceu em outros países. Ele também destacou a necessidade de engajar pessoas em prol do mesmo objetivo, além de se preparar para possíveis problemas. No que se refere à hotelaria, a previsão é otimista. O executivo disse que o movimento da Copa deverá corresponder a 80% dos leitos na época dos jogos.