Sandra: tom mais leve e linguagem mais próxima do jornalismoAs revistas Exame e Info, da Abril, vêm procurando atrair anunciantes com a chamada “publicidade nativa”, que significa impactar o internauta com formatos de mídia de conteúdo customizado e contextualizado. O projeto oferece um tipo novo de exposição que, segundo Sandra Carvalho, diretora de redação da Exame.com, amplia as possibilidades de conexão com os leitores, pois os aproxima de informações aprofundadas sobre temas de interesse do segmento da marca anunciante, e não de informes publicitários.

“Na publicidade nativa, o anunciante não é citado e nem tem qualquer interferência nos textos publicados. Ele aparece apresentando informações aprofundadas sobre temas de interesse de determinado segmento, produzidas por uma equipe de jornalistas da área de projetos customizados da Editora Abril. Um link no pé dessas reportagens oferece ao internauta a possibilidade de ir ao site do anunciante ou a outro canal escolhido por ele”, explica Sandra.

Segundo ela, a qualidade desses conteúdos patrocinados – que se diferenciam claramente do material editorial produzido pela redação da Abril – é superior à dos tradicionais “informes publicitários”. O tom é mais leve, a linguagem mais próxima do jornalismo e por isso há maior possibilidade de atrair o interesse do leitor.

Dell, GE e IBM são algumas das marcas que inauguraram o novo produto, ativo há cerca de dois meses. Para a GE, por exemplo, foi criado o Canal de Inovação, que reúne reportagens voltadas para novas soluções tecnológicas. No site da Info, além da publicidade nativa, a Dell tem um canal com conteúdo customizado – o It Solutions – para oferecer textos (publicitários e reportagens) relevantes para o seu segmento; e widgets para suas páginas nas redes sociais. A empresa também marca presença em outro produto premier de Info Online, os Hangouts da Info – patrocinados pela Dell: bate-papos transmitidos ao vivo no site, em que a redação da revista troca ideias com convidados renomados do mundo digital.

Os resultados são sempre dados em detalhes para os anunciantes. Em geral, a publicidade nativa não permanece mais do que dois ou três dias na home das revistas, para evitar que se tornem “paisagem”, uma vez que a home da Exame.com, por exemplo, muda cerca de 100 vezes por dia.