Para compensar a queda nos valores dos anúncios impressos da revista Exame, a publicação apostou em 2009 na sua versão online, que ajudou a equilibrar o faturamento da publicação. No ano, o site teve acréscimo de 76% na publicidade, o que favoreceu o aumento de 9% nos lucros da publicação em relação a 2008.
Segundo o diretor-superintendente da Exame, Alexandre Caldini, outro ponto de equilíbrio do último ano esteve presente na relação entre a venda em bancas e o número de assinaturas. O executivo afirma que nas bancas a compra da Exame diminuiu, mas as assinaturas continuaram em ascensão. O anuário da revista, Exame Melhores e Maiores, também cresceu em publicidade. Com um total de 160 páginas de anúncios, somou um aumento de 10% comparado com a mesma publicação em 2008.
Além dos números favoráveis, Caldini destaca a parceria com o grupo de mídia de Angola, Media Nova, que rendeu à revista, em dezembro de 2009, uma nova publicação, a Exame Angola, com circulação mensal. O executivo ressalta ainda a novidade de 2010: a publicação da Exame escrita em inglês, que tem como objetivo apresentar o País aos empresários de multinacionais e às principais Embaixadas.
Além da revista, a Exame conta com publicações como a Exame CEO, voltada para todos os C`s, o anuário Melhores e Maiores, e a Exame PME, com o público-alvo para quem já é dono de empresa.
A diferença este ano é que a revista Exame PME passar a circular mensalmente a partir de março, aberta a assinaturas. Antes a publicação era semestral, com um crescimento de 70% de vendas em 2009, comparado ao ano anterior.
Já o Exame Fórum de 2010 – que no último ano discutiu a crise mundial – terá como tema o Brasil como a quinta potência mundial.
Acompanhe aqui as novidades que Alexandre Caldini divulgou ao propmarkTV.