Agência especializada em healthcare liderada por Mark  de Szentmiklósy lança o estúdio digital C/EDGE, voltado ao desenvolvimento tecnológico

Depois de 12 anos sendo afiliada ao Grupo Omnicom, a agência especializada em comunicação healthcare Tugarê reestruturou o seu negócio e voltou a ser uma empresa independente. Ela abandona o sobrenome CDM, operação mundial de healthcare do  Omnicom, e volta a se chamar apenas Tugarê, sob a liderança do sócio-fundador Mark  de Szentmiklósy.

Com o fim da parceria, em meados do ano passado, após “um acordo de cavalheiros”, frisa Szentmiklósy, a Tugarê acelerou os negócios digitais, criando inclusive o estúdio digital C/EDGE, voltado ao desenvolvimento tecnológico na área, orientado para o mercado norte-americano e Europa.  “Ele é fruto de um longo relacionamento, porque me associei com ex-executivos do Omnicom. A produção está estabelecida aqui no Brasil e a operação comercial em Nova York”, conta o publicitário, que fundou a Tugarê há 32 anos, se tornando um dos pioneiros em healthcare no país.

“Entendi naquela época que o negócio era tão maltratado que se focássemos nesse nicho poderia ser promissor”. O Grupo Tugarê conta também com a divisão de eventos, a Tugarê Substance.

Uma das tendências mundiais de negócios, o mercado de healthcare traz muitas oportunidades do ponto de vista de comunicação, diz ele. Porém, ressalta que, por se tratar de um setor muito regulado, envolve muitas questões científicas. “Ou seja, a comunicação demanda criatividade, mas também conhecimento científico”.
Segundo o executivo, o setor é estável, de nicho e com margens muito menores que as agências de advertising, mas é de crescimento constante.

“Cresce dois dígitos todo ano”, revela. E com a pandemia de Covid-19, obviamente o segmento farmacêutico ficou em evidência e houve um aporte maior de verbas. No entanto, Szentmiklósy chama a atenção para o fato de que nem toda agência tem especialização suficiente para atender o segmento.

“O que caracteriza realmente uma agência especializada em healthcare é ela saber se comunicar com públicos muito específicos, que são os profissionais de saúde e  os pacientes, além do público em geral, que pode ser consumidor de produtos de nutrição e bem-estar, por exemplo. E nem todas  as agências que abrem um braço de saúde vão conseguir se tornar especializadas. Isso acontece bastante com multinacionais”, compara ele.

Novos clientes
Após concorrência, a Tugarê conquistou no mês passado três novos clientes: FQM (Farmoquímica); a Aché, marca para qual a agência prepara a campanha de lançamento de um produto da linha de cardiometabólicos; e a Roche, um dos maiores laboratórios do mundo, que terá campanha de uma nova especialidade para classe médica e consumidores.

Entre os cases recentes, está a campanha multicanal de vacinação - menos Covid - para a farmacêutica MSD. O objetivo era a conscientização dos pais e responsáveis para levarem as crianças para serem vacinadas. De acordo com a empresa, houve mais de 46 milhões de visualizações nas redes sociais e mais de 206 mil usuários acessando o portal da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), para agendamento.