Em 1955, a revista Housekeeping Monthly fez um guia com 18 dicas para uma boa esposa. O texto trazia, entre outros “ensinamentos”, ordens para que a mulher soubesse o seu lugar. Felizmente, o século XXI chegou e, com ele, uma revolução. As mulheres agora ocupam lugares que, outrora, eram vistos quase que exclusivamente como masculinos.
Era coisa rara ver mulheres em presidência de agência no passado. Hoje isso mudou. Ligia Vulcano é um dos destaques no mercado. Ela é copresidente da SunsetDDB e diz que as mulheres precisam sempre se manter atualizadas. “Para sermos cada vez mais relevantes para nossos clientes, parceiros e colaboradores. Liderar é inspirar”, destaca.
E quando o assunto é churrasco, você pensa em uma mulher? Não? Pois saiba que um dos destaques da área é Lisa Torrano, que venceu o reality show BBQ Brasil 2018. “A melhor maneira de nos posicionarmos em igualdade é entrando no mercado, mesmo que não pareçam receptivos ao nosso gênero”, explica.
E o que vai melhor com churrasco do que uma boa cerveja? Nesse caso, as mulheres deixaram as campanhas machistas e agora comandam cervejarias, como Yumi Shimada, sócia-fundadora da Japas Cervejaria e diretora de arte da Accenture Interactive. “Algumas pessoas chegam a pensar que só porque somos mulheres produzimos exclusivamente para mulheres, mas queremos quebrar justamente esse ponto. Produzimos cerveja tão bem quanto qualquer pessoa e para todos os públicos”, explica.
Laura Chiavone conseguiu um feito importante: deixou o mercado brasileiro para assumir o cargo de chief strategy officer na Tribal NY. “Os gêneros não são iguais (ainda bem!), mas os direitos sim. No entanto ainda precisamos lutar para que isso seja colocado em prática”, lamenta.
Já Marcela Doria, VP de Data&Insights da Turner, diz que para vencer e ocupar os cargos antes vistos como masculinos, as mulheres precisam ser elas mesmas. “Pois o sucesso da liderança feminina está no fato de sermos diferentes e pensarmos diferentes e de maneira mais pragmática, porém humana”, explica.
Quando o assunto é dinheiro, Simone Abravanel é uma ótima representante feminina. A profissional é CEO do Pitaia Bank, primeiro banco digital de criptomoedas. Ela celebra que hoje já existe uma grande evolução nesse sentido, mas isso ainda é muito regional. “Percebo que as novas gerações já estão crescendo com um novo conceito de respeito mútuo, entre homens e mulheres, vejo isso claramente no discurso dos meus sobrinhos que são crianças. Isso me deixa muito feliz”, comemora.
Absurdos engraçados
Mas chegar lá não foi fácil. Os absurdos e os comentários machistas acompanharam a trajetória da maioria. “Já ouvi tantos na vida que quase não me importo mais. Na verdade, ignoro. Coisas do tipo ‘Olha, bonita e inteligente?!’ ou ‘Você conhece o chefe ou dono há quantos anos (insinuando a minha posição por algum favorecimento pessoal)?'”, relata Ligia.
Lisa menciona um comentário absurdo que chega a ser engraçado e recorrente: “todas as vezes que alguém me pergunta quem é o ‘dono’ do meu restaurante que é focado em cerveja artesanal e churrasco e quando esta mesma pessoa fica pasma ao me apresentar como proprietária. Acontece pelo menos uma vez por semana, mesmo dentre as pessoas que conhecem meu trabalho. Nunca pensam em uma mulher como proprietária de algo”, explica.
Exemplos da mesma área
As entrevistadas mencionaram outros exemplos marcantes da mesma área. Laura destacou nomes como Lila Galarraga, Carol Gomes, Fernanda Giacomelli, Luciana Cardoso, Rita Durigan, Silvia Cavalcante, Carla Eboli, Claudia Colaferro, Silvia Russo, Eli Velez, Thais Marin, Daniela Bianchi, Paola Colombo e Lo Braz. “Mulheres incríveis, mães inspiradoras e incansáveis que trabalham nesta mesma área”, diz.
“Felizmente, hoje não faltam exemplos no mercado de comunicação, marketing e empresarial. São tantas que admiro, que seria até injusto citar algumas, mas bons exemplos são: Fiamma Zariffe, Paula Belizia, Gal Barradas, Joanita Karoleski, Claudia Sender, entre muitas outras”, diz Ligia.
Já Lisa, que trabalha com gastronomia e cervejarias artesanais, fez um mix e citou Flávia Costa do “Braseiro”, Luiza Tolosa da “Cervejaria Dádiva”, Daniele Dahoui do “Ruella”. “E acrescento ainda a Karin Morais da ‘Cervejaria Leuven’ e Jess Pryles da ‘Hardcore Carnivore'”.
Yumi destaca Kathia Zanatta, pois ela atua há bastante tempo na formação de novos cervejeiros e sommeliers. “Além também da Cilene Saorin do Rio de Janeiro, Fernanda Meybon e Dai que representam muito bem o Brasil em vários eventos e concursos internacionais como juradas e palestrantes. O Instagram da Priscilla Colares é ótimo para aprender sobre cerveja no dia a dia pelo stories e muitas outras que atuam fortemente na área”, revela.
Marcela menciona Leslie Berland, CMO do Twitter e Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, além da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michele Obama.
“Quero destacar duas mulheres importantes, a Luiza Trajano por toda sua trajetória, uma mulher simples e extremamente inteligente e intuitiva. E dentro do mercado de tecnologia e blockchain, ‘self made woman’ que é Solange Queiros, especialista em desenvolvimento em Blockchain na plataforma do Ethereum”, comenta Simone.