Mais de três quartos dos executivos de marketing do mundo (78%) acreditam que as tecnologias digitais e os dispositivos móveis transformarão o marketing profundamente nos próximos cinco anos, aponta uma pesquisa divulgada pela Accenture Interactive.
Os dados, porém, mostram que 79% dos 600 executivos de 11 países entrevistados acham que suas empresas não terá uma operação completamente digital até lá.
A pesquisa também mostrou como os entrevistados acreditam que serão feitos os investimentos nesse período. Um terço diz que 75% do orçamento será direcionado ao digital, enquanto 41% esperam que os investimentos em marketing digital cresçam mais de 5% até o próximo ano.
Com as tecnologias provocando mudanças na indústria, a Accenture recomendou no estudo que as empresas se adaptem a esse novo ambiente. Uma dos conselhos é focar em campanhas que tenham um resultado completo de experiência do consumidor, e não que apenas ajude a aumentar as vendas.
A consultoria também recomendou que essas campanhas engajem o consumidor e desenvolvam um diálogo com ele, ou uma relação que deve cobrir “todo o espectro de vendas, serviço, retenção e lealdade”.
“Conforme os executivos vão abraçando o digital, eles podem ser catalisadores para ajudar suas companhias a tomar vantagem das oportunidades oferecidas e se proteger das ameaças”, diz Brian Whipple, diretor de gerenciamento da Accenture Interactive.
Para ajudar nas transformações digitais das suas empresas, os profissionais devem olhar para além das fronteiras tradicionais. “”As oportunidades, assim como as ameaças reais e potenciais, têm tudo a ver com o consumidor, a marca, a interface com o consumidor e a forma como o consumidor ganha poder”, finaliza.