A importância do SEO foi o tema da palestra de Neil Patel, cofundador da Crazyegg, que deu início aos trabalhos da tarde deste sábado (19), no 8º Fórum de Marketing Empresarial, que acontece no Sofitel Jequitimar, no Guarujá. O tema do quarto painel foi “Novos modelos de canal: o que vem depois do omnichannel” e os executivos participantes discutiram as diferentes possibilidades que as marcas têm nesta nova realidade.
Patel iniciou a apresentação com um índice que destaca como as ferramentas de busca são essenciais para todos os negócios nos dias de hoje. “93% das experiências, mesmo as offline, começam com mecanismos de busca. Isso mostra o quão poderoso é o Google”, explicou.
O executivo ainda demonstrou que a maioria dos usuários (70%) não clica nos links patrocinados, o que torna o SEO ainda mais relevante.
O cofundador da Crazyegg ainda deu dicas de como se tornar mais relevante no Google. De acordo com Patel, a velocidade da página, a experiência do usuário no mobile, ter conteúdo específico e o tamanho da URL (quanto menor, melhor) são algumas das preocupações que as marcas devem ter para ranquear melhor na ferramenta de busca do Google.
O segundo palestrante da tarde foi Ronaldo Pereira, presidente da Óticas Carol, que mostrou como a rede de lojas de óculos saiu de um modelo de venda reativa, baseada em receitas médicas, “com tíquete médio alto, mas com poucas pessoas dentro da loja”, em uma operação com integração dos canais “com óculos de maneira individualizada para sua necessidade”.
Pereira conta que o próximo passo é o processo de transformação digital, no qual eles já estão entrando. “A gente já montou a estrutura e também estamos com data marcada para a inteligência artificial”, contou. Outro mudança que a rede de franquias pretende fazer a curto prazo é usar a tecnologia para facilitar a venda. “A nossa ideia é ter estoques mais otimizados e fazer vendas nas lojas com o tablet. Estamos em uma realidade de mais de 46 mil skus em lojas de 35 metros quadrados”, disse.
O painel foi encerrado com uma palestra de Patricia Amaro, diretora Latam de e-commerce e digital da Unilever. “Não dá para falar de omnichannel sem falar no mundo em que a gente vive, a sociedade em transformação e, consequentemente, obrigando as empresas a rever sua atuação”, afirmou.
A executiva falou sobre o consumidor atual, que está demandando muito mais transparência das marcas, e sobre a necessidade das empresas se adaptarem à nova realidade: “elas tem de estar dispostas a errar”. Como exemplo, ela citou o novo posicionamento de OMO. “A gente é a marca que cuida da sua roupa, por isso lançou o OMO Express. A gente não pode ficar preso no detergente para roupa. Começamos a revisar o que estava por trás de nossas marcas e vamos fazendo pequenas experimentações”, afirmou Patrícia.
A intenção da marca é sempre manter o foco no consumidor. “Eu tenho de gerar valor para o consumidor, ou para o meu cliente, que é o varejo, ou para a própria Unilever”, disse. Um desses canais que ajudam a manter este foco é o e-commerce da marca, que tem como objetivo ajudar no desenvolvimento dos clientes da Unilever. “A gente ajuda o mercado e a farmácia. Queremos ganhar juntos. Fizemos uma pesquisa na Inglaterra, que depois fiz a validação aqui, que mostrou que o consumidor do e-commerce compra duas vezes mais e quando compra no e-commerce e no celular compra três vezes mais”, contou a executiva.
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