Os executivos estão confiantes e acreditam que 2014 será um bom ano para a economia e para suas empresas. Essas são as conclusões de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22) pela PwC durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça. De acordo com a pequisa, que ouviu 1,3 mil presidentes de empresas de 68 países nos últimos meses de 2013, 44% dos CEOs acreditam que a economia global vá melhorar durante o ano. No ano passado, esse índice era de apenas 18%.
O otimismo se reflete também entre aqueles que acreditam no declínio econômico em 2014 – apenas 7%, ante 28% registrados no estudo anterior. A confiança nas empresas também cresceu. São 39% os que acreditam no crescimento de suas companhias nos próximos 12 meses, enquanto em 2013, eram apenas 36%.
Esta é a primeira vez que a pesquisa vê a economia passar para o segundo lugar da lista de preocupações dos executivos. Para este ano, ficaram no topo as leis e regulamentações, citadas por 72% dos entrevistados a respeito do impacto que podem ter nos negócios. Outro quesito que ganhou destaque foi a dificuldade de achar os profissionais certos para determinados cargos, mencionado por quase dois terços (63%) dos CEOs.