Eco-refis de 26 produtos da marca ajudaram a reduzir em 80% o uso de plásticos nas embalagens

A expedição francesa Plastic odyssey acaba de chegar ao Brasil com patrocínio da conterrânea L’Occitane. Atracado no Porto de Recife (PE) desde o dia 3 de maio, o navio permanecerá em águas brasileiras até o dia 22 do mesmo mês, período em que treinará empreendedores locais para o manuseio de máquinas de reciclagem de plástico.

A embarcação possui 30 tripulantes, entre cientistas e voluntários.
Idealizado pelo engenheiro e oficial da marinha francesa Simon Bernard em 2018, o projeto partiu do Porto de Marselha, na França, em outubro de 2022, e visitará 30 portos de três continentes em três anos. O desfecho está previsto para ocorrer da Ásia, em 2024. Cerca de 300 empreendedores devem ser capacitados.

“Os fundadores da L’Occitane ficaram encantados com o espírito empreendedor de Simon”, relata Paula Cremonezzi, gerente de sustentabilidade do Grupo L’Occitane. Nos últimos sete meses, a expedição atingiu 111 empreendedores e capacitou 57 deles, além de implementar três microfábricas. O projeto também elevou a percepção de duas mil crianças sobre o correto descarte de plásticos, e recebeu três mil visitantes.

Simon Bernard, CEO e cofundador da Plastic odyssey: "Ainda há trabalho a fazer" (Divulgação)

“Os resultados demonstram o potencial do projeto em promover mudanças positivas na luta contra a poluição”, conta Simon Bernard, CEO e cofundador da Plastic odyssey, que soma 20 patrocinadores.

Bernard observa uma consciência maior das marcas sobre o seu impacto no meio ambiente. Resposta à pressão de consumidores, acionistas e órgãos regulatórios, a adoção de práticas sustentáveis virou uma questão de negócio, capaz de melhorar reputação, aumentar lealdade e reduzir custos.

“Ainda há trabalho a fazer para garantir que todas assumam a responsabilidade pelo impacto que provocam na natureza”, defende Bernard. Para atrair parceiros, a expedição divulga resultados e destaca o uso do empreendedorismo como diferencial no combate à poluição. O trabalho desenvolvido com organizações que compartilham os mesmos valores e objetivos também ajuda a aumentar o alcance do projeto.

Leia a matéria na íntegra na edição de 8 de maio