Que a propaganda na mídia é um elemento importante para levar o consumidor comprar determinado produto ninguém tem muitas dúvidas. Entretanto, principalmente em épocas temáticas como o Natal, a estratégia de marketing dentro do ponto de venda se torna fundamental para incentivar as vendas. Em dias de alta concorrência e todo mundo fazendo quase a mesma coisa, oferecer experiências novas ao consumidor vira o diferencial.
Com este pensamento é que a agência Enivrance, especializada em tendências e inovação, criou um projeto totalmente volta à experiência de compra e relacionamento para o Empório Santa Maria, mercado que fica na cidade de São Paulo e voltado para consumidores com maior poder aquisitivo.
“Como se trata de um cliente que trabalha com produtos mais exclusivos, a melhor solução é investir na diferenciação da compra”, comenta Marta Oliveira, country manager e diretora de inovação da Enivrance, agência francesa que tem escritórios em São Paulo, Paris e Singapura.
Para marcar o conceito de “gastronomia sofisticada e ambiente agradável para compras” do Empório Santa Maria, a agência criou a assinatura “o Natal é feito por nós”, que conta com desdobramentos em ações que exploram o duplo sentido da palavra “nós”. Com uma decoração temática e pensada para incentivar a compra, o objetivo é transmitir, de maneira sútil, a ideia de pessoas reunidas, laços afetivos e entrelaçamento das pessoas.
Além da criação de um ambiente temático e propício para o consumo de Natal, a Enivrance também desenvolveu produtos especiais para a data. Um deles é Pãonetonne, uma versão diferente do Panettone, porém salgado e recheado com presunto de parma e alho poró. Outra novidade é a “Estrela Guia”, uma nova interpretação dos pratos de queijos para aperitivos. Com a estética das caixas de bombons, numa tábua em formato de estrela colorida, os “brigadeiros” de blend de queijos estão recobertos com diferentes sabores.
“Nossa ideia foi criar uma linha de produtos exclusivos, que encantam pelo sabor e surpreendem pelo visual festivo e inesperado”, explica Marta Oliveira. Nesse sentido, além dessas inovações, os produtos da indústria que também trazem esse espírito de compartilhar estão destacados na loja com a indicação da mensagem: “Nós selecionamos, você compartilha”. O conceito está disseminado por toda a loja.