Há exatos 30 anos nascia um dos principais festivais de música do planeta. O Rock in Rio surgiu no Rio de Janeiro e ajudou a levar o nome da Cidade Maravilhosa para o mundo. Os anos se passaram e o festival cresceu, ganhou peso e fama. E, hoje, rompeu os limites do Rio de Janeiro e já chegou a Portugal, Espanha e Estados Unidos.
Para comemorar essa data, o estúdio de tatuagem Led’s e a rádio Mix apostaram na arte como uma forma de homenagear o
Rock in Rio – o “Guitar Parade”. O objeto escolhido não poderia ser outro que não fosse a guitarra. O instrumento foi estilizado por 13 artistas e as peças estão expostas pela cidade de São Paulo em quatro pontos da Avenida Paulista, na Galeria do Rock, nas praças da Sé, da Liberdade e Roosevelt, e também em frente ao Teatro Municipal.
A ideia surgiu a partir da possibilidade de reproduzir um festival de música em um evento de arte pública e foi concebida com inspiração nas cidades que hospedaram o Rock in Rio. Com a exposição, os organizadores esperam que as pessoas sintam o festival mais de perto.
“Todos os Rock in Rio foram representados por meio das pinturas nessas guitarras e mostraram artistas que já subiram num dos palcos mais famosos do mundo, como a banda Guns N’ Roses”, conta Sérgio Maciel, proprietário da Led’s Tattoo.
Além de ser uma das ações para comemorar os 30 anos do evento, a “Guitar Parade” tem como objetivo convidar a sociedade a celebrar, por meio do olhar de artistas brasileiros, a história de sucesso do evento criado no Brasil. Além de Sérgio Maciel, os outros tatuadores que customizaram as guitarras também fazem parte do expediente do estúdio: Melina Casteletto, Pinhu, Bob Queiroz, Sergio Ricardo, Eduardo Oliveira, Wally, Tino, Igor, Ricardo Ximenes, Rafa Firmino, Marcelo Maciel e Camilo Tuero.
A exposição permanecerá na capital paulista até 11 de junho, quando será deslocada para o Rio de Janeiro, que sediará neste ano mais um edição do evento musical, em setembro. “Foi uma grande iniciativa da rádio Mix, por homenagear o Rock in Rio e também por ter escolhido uma arte que une o rock com a tatuagem”, enfatiza Maciel.