Uma pesquisa feita por Data Favela, Locomotiva e Comunidade Door aponta que o Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas. É no contexto do material “Economia das Favelas – Renda e Consumo nas Favelas Brasileiras” que a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência, e o Grupo Estado se unem a coletivos de periferia para criar o Expresso na Perifa.

O hub de conteúdo multimídia focado no jornalismo de serviço, no combate às fakes news, vai abordar temas como empreendedorismo, diversidade, cultura, emprego, segurança, gastronomia, esporte, sob o olhar de quem vive e mora nas comunidades e bairros fora do centro expandidos das cidades. 

O projeto começou na terça (29), com o lançamento do site e tem uma edição impressa mensal distribuída gratuitamente em São Paulo, além de vídeo-reportagens e um podcast semanal.

O conteúdo é produzido por comunicadores que integram os coletivos parceiros Embarque no Direito (SP), Favela em Pauta e Perifa Connection (RJ), Lá da Favelinha (MG) e TV Periferia em Foco (PA), além do jornalista Juca Guimarães e de colunistas convidados. Outros parceiros vão contribuir ao longo dos nove meses desta primeira fase do projeto.

Pedro Henrique Oliveira, gerente sênior de comunicação da 99, afirma que incentivar o jornalismo de serviço que torna a vida mais fácil, disseminar informação bem apurada e ampliar as diferentes vozes e grupos sociais é um dos compromissos da 99. “E por isso criamos o Expresso na Perifa, para ser um veículo de comunicação conectado com o dia a dia das pessoas com conteúdos feitos por quem mora e conhece a vida nas comunidades, nas periferias, nas quebradas. Sabemos que a 99 faz parte da rotina de milhões de pessoas que se deslocam e geram renda pela plataforma todos os dias e poder ser parceira também na promoção do bom jornalismo nos deixa muito orgulhosos e cientes dessa responsabilidade”, explica.

De acordo com Luís Fernando Bovo, diretor de conteúdo e operações do Blue Studio Estadão, é fundamental atender um universo tão amplo quanto este. “O objetivo é adaptar conteúdo e linguagem à cultura de quem vive na periferia, trabalhando em conjunto com os coletivos na curadoria e produção dos materiais, o que tornará o processo mais horizontal, inclusivo e plural. Será a voz da comunidade trazendo temas que são importantes para a comunidade”, diz.

O projeto é editado pela jornalista Helaine Martins, especialista em conteúdo com impacto social e que, desde 2005, está à frente do Entreviste um Negro, plataforma que pretende amplificar o debate sobre a importância de se fazer um jornalismo plural e antirracista. “Eu sempre acreditei muito no jornalismo e, para mim, nada potencializa mais o seu poder transformador que abrir espaço para novas narrativas. O Expresso Na Perifa, construído lado a lado com comunicadores que vivem e conhecem as realidades periféricas do país, representa o desejo e compromisso de romper com a ideia diariamente reforçada de uma periferia estereotipada, estigmatizada, com uma história única”, afirma.

Primeira fase do projeto “Expresso na Perifa” terá nove meses de duração (Danilo Alvesd/Unsplash)