Durante uma semana, os leitores do jornal Extra poderão acompanhar o dia a dia dos jornalistas, contribuir com entrevistas e pautas e conhecer, de perto, o funcionamento do jornal – em praça pública. Ao completar 15 anos, o jornal realiza uma ação que colocará sua redação onde público está: na rua. De 3 a 8 de junho, o jornal instalará uma redação em plena Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. No espaço, as pessoas poderão participar diariamente da edição, escolhendo fotos, capas de suplementos e manchetes, além de contribuir com entrevistas e pautas.
Luiz André Alzer, diretor-executivo da unidade de jornais populares da Infoglobo, diz que colocar a redação na rua é reforçar o DNA do jornal, que busca ser próximo do leitor, interativo, participativo. “Desde a primeira reunião de trabalho ficou muito claro que o Extra deveria ser um jornal muito próximo do leitor e mostramos isso antes mesmo de ele chegar às bancas, com a escolha popular do nome”, afirma Alzer.
A redação #ExtranaRua terá 200 metros quadrados e será toda envidraçada, para que o público acompanhe todo o dia a dia de 30 repórteres, editores, diretores, designers e fotógrafos. O local terá estúdio de rádio – de onde serão apresentados programas da Rádio Globo e Beat 98 –; um estúdio fotográfico para as produções de moda das revistas Toda Extra e Canal Extra; e uma exposição de capas históricas do jornal.
Em um espaço para talk shows, o público poderá participar de entrevistas e bate-papos com personalidades, mesa redonda com jogadores de futebol, entre outras atividades. O Zé Lador, personagem super-herói criado pelo Extra para ajudar a cuidar dos bairros do Rio de Janeiro, também marcará presença na redação e estará ao lado de representantes de instituições como Cedae e Light para esclarecer dúvidas e buscar soluções para problemas da população. A criação e coordenação da ação é da Espalhe.