Indústria brasileira de chocolates fechou 2013 com a produção de 800 mil toneladasDas grandes marcas de chocolate, apenas três serão mais agressivas na comunicação e terão campanhas de mídia para a Páscoa 2014. O foco este ano será ponto de venda e internet. Pelo menos essa é a estratégia  de três dos principais fabricantes de ovos de Páscoa: Lacta, Nestlé e Garoto. Já Cacau Show, Kopenhagen e Brasil Cacau apostam em filmes para TV aberta e fechada, além de outras mídias para sustentação, como jornais e web.

A Cacau Show volta com a promoção “Páscoa da Amizade Milionária”, com prêmios de R$ 1,5 milhão em barras de ouro. A campanha foi criada pela Lew’LaraTBWA e conta com os atores globais Henri Castelli, Murilo Rosa e Max Fercondini. A marca, que está com 12 lançamentos em ovos, tem expectativa de crescimento de 24% este ano e alcançar negócios da ordem de R$ 570 milhões nesta Páscoa.

A Kopenhagen, por sua vez, investiu cerca de R$ 7 milhões para o período. A empresa, que pertence ao Grupo CRM, dono também da marca Brasil Cacau, tem expectativa de incrementar as vendas em 30%. A campanha da marca está sendo preparada pela DM9DDB com produção da O2 Filmes e vai focar na divulgação de sua nova linha Dessert. A Kopenhagen apresenta cerca de 20 novos produtos e a Brasil Cacau, em torno de 56. A campanha da Brasil Cacau também está a cargo da DM9.

A Lacta, líder no segmento com 37% de market share e que não terá campanha de mídia nesta Páscoa, aposta suas fichas no PDV e em uma plataforma digital desenvolvida pela W3Haus.  “Entendemos que é no PDV que a conversão de compra acontece de fato e que a plataforma digital é muito importante para o nosso target”, conta Susanne Ferlic, gerente de produto Páscoa da Mondelez. A Lacta está com cinco lançamentos e aposta nos ovos clássicos, como Sonho de Valsa e Diamante Negro, líderes em venda no Brasil. O grande lançamento da marca é o Bis Extra de 1 kg. A produção da Lacta é de 28 milhões de ovos.

A Nestlé e a Garoto também não terão campanha de mídia. “A compra é muito decidida no PDV. Nosso esforço é ajudar o consumidor na escolha. No ano passado, também não tivemos campanha”, destaca Ricardo Bassani, gerente de marketing de Páscoa da Nestlé. A grande novidade da marca é o Nestlé Classic Napolitano, além de lançamentos na linha infantil. A expectativa é de um aumento de 5% nas vendas.

Já a Garoto promete vestir o PDV de verde e amarelo, aproveitando o seu apoio nacional à Copa do Mundo da Fifa 2014, além de oferecer uma linha exclusiva que faz alusão ao campeonato. “Vamos colocar mais de cinco mil promotores nos pontos de venda”, revela Fernanda Canto, gerente de marketing de Páscoa da Garoto. A Future Brands é a agência de marketing promocional de Nestlé e Garoto.

Os fabricantes de ovos de Páscoa apresentaram suas novidades no Salão de Páscoa 2014, promovido pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). De acordo com a entidade, em 2013 a indústria brasileira de chocolates fechou o ano com a produção de 800 mil toneladas (incluindo achocolatados). “Como nos últimos dois anos o mercado ficou estável, acreditamos que este ano vamos crescer mais do que o PIB, beneficiados por eventos como a Copa do Mundo e as eleições”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente da Abicab.