Em uma coletiva repleta de jornalistas dos principais veículos que cobrem o mundo digital, o Facebook anunciou, em Palo Alto, na Califórnia, nesta terça-feira, 6/10, algumas novas ferramentas para seus usuários. A principal, anunciada pessoalmente pelo CEO, Mark Zuckerberg, é o Facebook Groups, que permite criar grupos de amigos de no máximo 200/250 pessoas, que podem ser fechados aos demais usuários. Segundo Zuckerberg, ele foi pensado para que as pessoas possam trocar mensagens mais pessoais com a família, por exemplo, que não sejam compartilhadas com os demais amigos. Também entra em cena o Group Chat, que permite chats entre os integrantes dos grupos. Há outras ferramentas, como a possibilidade de troca de documentos entre os integrantes dos grupos.
Zuckerberg diz que a novidade entra em sua primeira geração e poderá ser aprimorada. Segundo ele, ela não será útil às empresas, pois foi pensada para grupos pequenos.
“Não pensamos a ferramenta para empresas que mantém páginas no Facebook, acho que para elas o que interessa é a grande massa de consumidores que se tornam fãs e têm acesso a informações em suas páginas”, disse Zuckerberg.
A coletiva foi transmitida ao vivo no Facebook, com um sinal sofrível para a maioria dos que acompanharam de outras partes do mundo – cerca de 10 mil pessoas, segundo o próprio site.

Por Claudia Penteado