O Facebook divulgou na terça-feira (18) que mais de 1 milhão de anunciantes utilizaram a rede social para fazer propaganda no último mês. O número é um marco para a empresa, onde a publicidade responde por 85% do faturamento.
O número foi celebrado pelo Facebook, que tenta retomar um bom ritmo de crescimento depois da desaceleração registrada no ano passado. “Sei que os empresários investem seu dinheiro e seu tempo no gerenciamento de suas companhias. Por isso, em nome de todos no Facebook, quero agradecer vocês e aos mais de 1 milhão de negócios que são anunciantes ativos. Vocês escolheram o Facebook como seus parceiros para fazer os negócios crescerem”, escreveu Dan Levy, diretor da área de empresas de pequeno porte.
A grande maioria dos anunciantes do Facebook são pequenos empresários, mas os executivos da rede social querem atrair ainda mais indivíduos desse grupo, uma vez que 16 milhões de empresas, que vão desde a venda de jóias a lojas de roupas, criam páginas gratuitas na plataforma e a utilizam para divulgar seus produtos e serviços e se relacionar com os clientes.
“A maioria dos proprietários de pequenas empresas começam como usuários do Facebook, em seguida, migram para se tornar proprietários de páginas, e de lá migram para se tornar anunciantes”, completou Levy.
Rival
Outro objetivo do Facebook é se aproximar do Google, seu maior rival no questio publicidade online. A gigante de buscas chegou à marca do 1 milhão de anunciantes em 2007 e hoje contaria com cerca de 2,5 milhões de parceiros.
Nos dispositivos móveis, o domínio do Google também é amplo. Segundo estudo da eMarketer, a empresa teria arrecadado US$ 4,61 bilhões em publicidade em tablets e celulares no ano passado, o que corresponde a 52,3% do total do mercado. A estimativa é que, em 2013, esse valor quase dobre, chegando a US$ 8,85 bilhões.