Rede social também conta com 66 milhões de usuários no Brasil

 

Os anúncios veiculados no Facebook geraram quase 584 milhões de impressões aos usuários no Brasil, fazendo da rede social a principal plataforma de publicidade digital no país. Os números, revelados pelo estudo Brazil Digital Future in Focus, da ComScore, dizem respeito aos anúncios da modalidade display veiculados no período de janeiro a dezembro de 2013.

Sozinha, a rede social gera quase tantas impressões quanto as outras nove plataformas do top 10 juntas, que reúne portais de notícias, sites e páginas do Google. No segundo lugar fica o UOL, com 120 milhões de impressões, seguido de perto pelos sites da Globo (118,6 milhões), sites da Microsoft (94,6 milhões) e pelo Terra (90 milhões). Completam a lista sites do Google, sites do Yahoo!, os portais R7 e iG e páginas do Grupo Abril.

Quantos aos anunciantes, a Netshoes é a campeã no quesito impressões em display, com 22,48 milhões, um pouco à frente da Dafiti, que teve 22 milhões. Netflix, MRV, OLX, Microsoft, Itau/Unibanco, Globo, Unilever e Net também estão na lista dos 10 anunciantes com mais impressões.

O relatório também dá conta de dados sobre o consumo de internet no país. Com 68,1 milhões de usuários únicos (um crescimento de 11% em relação ao ano passado), o Brasil é a 5ª maior audiência da internet, atrás somente de China (354,6 milhões), EUA (194,7 milhões), Índia (80,1 milhões) e Japão (73 milhões). Assim, o país concentra 40% dos 169 milhões de usuários de internet na América Latina.

Em minutos gastos na rede, porém, somos os terceiros, com o equivalente a 241 anos de internet apenas em 2014, atrás dos chineses e americanos. Os brasileiros passam praticamente o dobro do tempo online em redes sociais do que em páginas web diversas. Além disso, medindo em minutos, o brasileiro passa mais do que o dobro do tempo nas redes sociais do que a média mundial. Só no Facebook, o Brasil supera o tempo que Argentina e México passam online em qualquer atividade.

Nas redes sociais, a surpresa foi o LinkedIn, que aparece em segundo lugar, com 11,8 milhões de usuários únicos, à frente do Twitter (11,3 milhões). No topo, o Facebook reina absoluto, com quase 66 milhões de usuários únicos.