Goma foi o nome escolhido para o hub de mentoria para acelerar carreira de pessoas negras no Brasil. O projeto, fruto de uma parceria entre o Conselho de Clientes do Facebook e a consultoria EmpregueAfro, é gratuito e vai oferecer uma série de conteúdos sobre como criar, na prática, um programa completo de mentoria.
As pessoas negras representam mais de 55% da população brasileira, mas ocupam apenas 5% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do país, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Ethos em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Diante desse cenário, os objetivos do Goma são jogar luz sobre a importância da mentoria para o desenvolvimento de carreira de pessoas negras, e fornecer as ferramentas necessárias para que empresas de todos os portes possam criar seus próprios programas, gerando maior escala para o oferecimento de oportunidades iguais no Brasil.
“Trabalhamos durante cerca de um ano em parceria com os membros do Conselho de Clientes do Facebook Brasil e especialistas na área de diversidade e carreira para estruturar um projeto que trouxesse real impacto para a vida profissional de pessoas negras e que fosse de simples implementação para as empresas que vão desenvolver as mentorias”, contou a vice-presidente do Facebook para América Latina, Maren Lau, que também está à frente do Conselho de Clientes no Brasil.
O Projeto Goma nasceu da união de forças do Conselho de Clientes do Facebook Brasil, junto a diversos parceiros, incluindo uma aliança com a EmpregueAfro. O conselho de clientes tem como membros profissionais de grandes anunciantes e agências do país, como AlmapBBDO, Ambev, Blinks Essence, Coca-Cola Brasil, FLAGCX, General Motors, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Natura, Nestlé, Netflix, Pepsico, Publicis, Raccoon, Santander, Stellantis, SUNO Creators, Unilever, Wieden + Kennedy, WMcCann, e Wunderman Thompson.
“Para construir a equidade racial que tanto almejamos, precisamos entender cada ponto em que ainda há a reprodução do racismo, e são muitos. Quando a gente identifica um problema, fica mais fácil pensar em soluções estratégicas para resolvê-lo. Neste contexto, o Projeto Goma representa um passo na luta contra a desigualdade racial no mercado de trabalho”, afirma Patrícia Santos, fundadora e CEO da EmpregueAfro.
A AlmapBBDO, tendo como parceira a AFAR Ventures, assina a campanha de lançamento do projeto, com o conceito: “Goma. Um programa para mudar o organograma.” A agência é responsável pela autoria da identidade visual bem como conteúdo das redes sociais que convidam as pessoas a conhecerem melhor a importância do projeto, da mentoria e da aceleração da carreira de pessoas negras.
O trabalho da agência envolve a criação ainda de toda a estética da comunicação visual do projeto, como logo, além da direção de arte. Na concepção das peças, foi utilizada linguagem tipográfica para destacar a necessidade de falar e de agir sobre a falta de pessoas negras em posição de liderança.
FICHA TÉCNICA
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Goma
Cliente: Conselho de Clientes Facebook
Campanha: Lançamento Projeto Goma
CCO: Luiz Sanches
Diretor de criação executivo: Ricardo Chester
Diretor de Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama e Iron Brito
Criação: Andriws Vilela, Antonio Belchior Neto, Errol Lee, Hiroito Takahashi, Markus Sulzbacher,
Paulo Altieri e Vinicius Gonzaga
Atendimento: Mariana Silveira, Heitor Pereira, Vanessa Lopes e Sara Cunha
Planejamento: Rita Almeida e Taís Santos
Mídia: Júlio Frassei, Débora Melo e Luana Silva
Produção audiovisual: Diego Villas Bôas
Motion Designer: Caio Bananeira
Community Manager: Gisele Giardelli
Produtora de som: Carbaret Studio
Aprovação do Cliente: Francesca Picchi