Os pais brasileiros passam, em média, 2h30 por dia navegando nas redes sociais como Facebook e YouTube. Essas também são as redes favoritas, com 93% e 81%, respectivamente, seguidas pelo Instagram (46%) e Twitter (44%). Os resultados foram coletados pelo Kantar TNS no estudo Connected Life, que investigou como a conectividade está presente no Dia dos Pais.
Segundo a pesquisa, nove em cada dez pais brasileiros conectados possuem smartphone (90%). Se comparado às mães, eles possuem mais dispositivos de telas maiores, como desktops (59%) e tablets (61%), enquanto elas são têm 53% e 59%, respectivamente.
Para mandar mensagens, os pais brasileiros preferem acessar as redes sociais (86%), checar e-mails (84%) e mandar mensagens instantâneas (83%). O consumo dos meios tradicionais, como TV, é relatado por 77%, mostrando uma queda dessas plataformas como tendência mundial. Os entrevistados gastam, em média, 1h25 por dia vendo vídeos online.
O consumo de rádio offline (56%) superou a online (41%). O oposto acontece com a leitura de jornal e revistas online, que é maior do que impresso (58% vs. 34%).
“O digital está mudando hábitos de consumo e impactando cada vez mais na jornada de compra dos brasileiros. Seja para buscar informações sobre produtos, interagir com as marcas, encontrar recomendações de outros consumidores ou expressar sua própria opinião, as mídias sociais são touchpoints cada vez mais importantes nessa jornada”, explica Isabelle Rio-Lopes, VP de client service da Kantar TNS.
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No Dia dos Pais, segundo uma pesquisa da Omelete Inteligência, os homenageados querem ganhar mais gestos emocionais do que objetos de valor material, como receber carinho dos filhos (41%). Se o presente for criado pelo próprio filho, 38% ficarão satisfeito com a ação. Dos entrevistados, 7% acreditam que não ganharão nada e 12% se dividem entre vestuário, eletrônicos, livros e outros agrados.
Segundo Ana Del Mar, CEO e founder da Omelete Inteligência, os dados ajudam o mercado de comunicação a se preparar para a data, pois revelam dados estratégicos que contribuem para a construção de uma comunicação mais direcionada ao anseio dos pais.
“A Omelete Inteligência busca entregar pesquisas com dados que possam ser colocados em prática. O levantamento do Dia dos Pais, especificamente, ajuda a entender como eles querem ser presenteados na data: mais do que itens de valor, os pais querem ser surpreendidos e emocionados. Entender o anseio do consumidor é uma forma de criar diálogos mais eficientes e as pesquisas ajudam nesse sentido”, comenta a executiva.