Passado um ano desde que foi lançada nos Estados Unidos, a plataforma de vídeo Facebook Watch passa a ser estendida globalmente aos usuários da rede social. O anúncio foi feito por Fidji Simo, vice-presidente de vídeo da companhia, que ressaltou a missão de “oferecer às pessoas uma nova maneira de descobrir vídeos e interagir com amigos, criadores de conteúdo e outros fãs”.
O recurso que passa a ser oferecido, inclusive, no Brasil tem objetivo de tornar a experiência de consumo de vídeo mais social e compartilhável. A ideia é que os usuários consigam centralizar em um mesmo lugar vídeos de amigos e familiares, além de poder agregar seus produtores de conteúdo favoritos. Outra novidade é a possibilidade de páginas de empresas e marcas também criarem seus canais.
Entre os conteúdos já testados e que são veiculados no Watch está o programa de entrevistas Red Table Talk com Jada Pinkett Smith, além de jogos ao vivo da Major League Baseball. Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, mais de 50 milhões de pessoas nos EUA assistem aos vídeos de pelo menos um minuto na plataforma. Agora, a expectativa é estender a experiência aos demais mercados onde será oferecido.
Novidades
Da mesma maneira como já é feito em outros serviços de vídeo, como o Youtube, os usuários poderão encontrar em um mesmo lugaros conteúdos mais recentes sobre entretenimento, esportes, notícias entre outros assuntos. No feed, será possível ainda se inscrever nos canais de sua preferência, a fim de que você monte uma programação personalizada com seus conteúdos favoritos.
O espaço também abrigará todos os vídeos que o usuário favoritar ou salvar para ver depois, além de abrigar conteúdos ao vivo e com interação da audiência. Esse é o caso do Confetti, novo game show de perguntas e respostas disponível no Watch. Nessa mesma linha, o Facebook anunciou expansão de seu programa de Ad Breaks, ou seja, o formato de intervalos comerciais. A ideia é que seus parceiros de conteúdo gerem receita com seus vídeos por meio do Creator Studio.