Divulgação

A segunda edição do Facebook Gaming Creators Cup começa nesta quarta-feira (13) e contará com a participação de mais de 100 gamers de diferentes lugares da América Latina que disputarão partidas do Fortnite, da Epic Games. A competição é realizada pela Webedia Brasil, através de sua divisão Webedia Gaming, e promovida pelo Facebook em parceria com a Epic Games.

Com produção do Versus Studio, o campeonato terá uma etapa online com a participação de 60 gamers brasileiros e 40 de outros países da América Latina, entre eles Argentina, Peru e México. As partidas acontecerão em duplas e cada streamer poderá convidar um amigo para a disputa.

A etapa online vai até o dia 21 de março e definirá os 10 nomes que disputarão presencialmente a grande final no dia 24 de março na eSports Arena Webedia. As classificatórias acontecem, das 19h às 22h, com narração em português dos casters MurilloShooow, Eikani e gORDOx, e, em espanhol, de Kevin MPV e Jerry Senpai. Já a final, será apresentada pela brasileira Cherrygumms e pela argentina Nadia Calá.

Os jogos do Brasil poderão ser vistos pela página do IGN Brasil e do Versus e as transmissões em espanhol pela Página do 3DJuegos, assim como diretamente pelas páginas no Facebook dos gamers na competição.

Entre os gamers brasileiros estão Flakes Power, Patriota e Diana Zambrozuski. A competição vai trazer ainda o argentino Oscurlod, a mexicana Dannycat e o peruano Dafonseka.

Em dezembro, a primeira edição do campeonato reuniu 30 gamers e suas duplas para um torneio de PUBG, e atingiu a marca de 100 mil visualizações simultâneas no vídeo ao vivo pelo Facebook Live transmitido pelo canal do IGN Brasil e dos gamers participantes.

O diretor geral da Webedia Gaming, Aydin Sarmadi, afirma que o sucesso da primeira edição da Facebook Gaming Creators Cup no Brasil no final de 2018 abriu o potencial de expandir o projeto para os criadores de toda a América Latina, dessa vez em parceria com a Epic Games. “Um projeto como este, onde se consegue unir a expertise em produção e transmissão de campeonatos, com um programa divertido que renova o mercado faz com que o nível do entretenimento gaming seja elevado. Além disso, o fato da Webedia ter uma estrutura internacional foi decisivo para o projeto, e estamos felizes de poder nos apoiar no canal da 3DJuegos, propriedade gaming no México da Webedia LATAM.”

“O Facebook e a Webedia possuem um enorme potencial de push para este setor e a realização do torneio em nossas estruturas reflete o crescimento do mercado no Brasil e no mundo. Estamos falando de um torneio mais voltado à diversão do que a competição em si, incentivando antes de tudo a camaradagem entre os participantes — valorizando o aspecto de socialização dos eSports”, reforça o executivo.

“O Facebook Gaming Creators Cup é uma ótima maneira de celebrar o incrível trabalho que nossos criadores têm feito para construir a maior comunidade de gaming da América Latina. Formatos divertidos e uma competição entre amigos acessível a todos garantem muita ação, enquanto abrem novas oportunidades para as marcas participarem. Estamos felizes em estar juntos com a Epic Games e a Webedia Brasil, trazendo inovações para o entretenimento de gaming e um show que os fãs adoram”, destaca Patrick Chapman, gerente de eSports e Competitive Gaming no Facebook.