Quando nasceu em 2004, o Facebook tinha o intuito de aproximar as pessoas e fortalecer seus relacionamentos. Com o tempo, os usuários acompanharam diversas atualizações na plataforma e, com issso, muitos passaram a receber informações que muitas vezes não eram tão relevantes. Com a finalidade de reforçar a ideia original da rede, o Facebook anunciou que fará uma atualização no ranking do feed, para que as pessoas tenham mais oportunidades de interagir com amigos e familiares com as quais elas se importem mais.
A informação causou polêmica nas redes sociais e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, explicou a ação em um post na última quinta-feira (11). Confira um trecho:
“Uma das nossas principais áreas de foco para 2018 é garantir que o tempo que todos gastamos no Facebook seja um tempo bem gasto. Construímos o Facebook para ajudar as pessoas a permanecerem conectadas e nos aproximaremos das pessoas que são importantes para nós. É por isso que sempre colocamos amigos e familiares no centro da experiência. A pesquisa mostra que o fortalecimento de nossos relacionamentos melhora nosso bem-estar e felicidade.
Mas, recentemente, recebemos comentários da nossa comunidade de conteúdo público – postagens de empresas, marcas e meios de comunicação – estão excluindo os momentos pessoais que nos levam a conectar mais um com o outro. É fácil entender como chegamos aqui. O vídeo e outros conteúdos publicitários explodiram no Facebook nos últimos dois anos. Uma vez que existe mais conteúdo público que as postagens de seus amigos e familiares, o saldo do que está no News Feed deslocou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer – nos ajudar a conectar-se uns com os outros”, revelou Zuckerberg.
Porém, qual será o impacto que essa atualização causará nas páginas de marcas e veículos? Que tipo de páginas irão aparecer mais no feed de notícias? O líder do Feed de Notícias do Facebook, Adam Mosseri, responde algumas dessas perguntas.
O que isso significa para Páginas e conteúdo público?
Como o espaço no Feed de Notícias é limitado, mostrar mais posts de amigos e de familiares e atualizações que motivem conversas implica na exibição de menos conteúdo público, incluindo vídeos e outros posts de publishers e de negócios. À medida que fizermos essas atualizações, Páginas podem ver o seu alcance, tempo de visualização de vídeo e direcionamento de tráfego diminuir. O impacto irá variar de Página para Página, considerando fatores como o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele. Páginas que publicam posts que as pessoas normalmente não reagem ou comentam podem ver os maiores declínios na distribuição. Páginas cujos posts promovem conversas entre amigos irão ver um efeito menor.
As pessoas ainda podem ver posts de Páginas que elas seguem no topo do Feed de Notícias?
Sim. Pessoas que querem ver mais posts de Páginas que elas seguem podem escolher Ver Primeiro nas Preferências do Feed de Notícias, para ter certeza de que elas sempre verão os posts de suas Páginas favoritas.
Quais tipos de Páginas aparecerão mais para cima no Feed de Notícias?
Posts de Páginas que gerem conversas entre pessoas aparecerão antes no Feed de Notícias. Por exemplo, vídeos ao vivo normalmente motivam mais discussões entre a audiência no Facebook – na verdade, vídeos Live têm, em média, até seis vezes mais interações do que vídeos on demand. Muitos criadores de vídeos geram discussões entre seus seguidores quando publicam o conteúdo no Facebook, assim como acontece com posts de celebridades. Nos Grupos, as pessoas geralmente interagem sobre conteúdo público. Negócios locais se conectam com suas comunidades publicando atualizações relevantes e criando eventos. E notícias podem ajudar a iniciar conversas sobre temas importantes. O uso de estratégias maliciosas para aumentar o engajamento, como pedidos de comentários ou reações, não representa uma interação significativa, e continuaremos a rebaixar esses posts no Feed de Notícias.
Isso significa que vocês estão eliminando o conteúdo de Páginas do Feed de Notícias?
Não. Esta atualização não é a mesma do recente teste em que todo o conteúdo de Páginas foi transferido para o Feed de Exploração. Os posts de Páginas ainda aparecerão no Feed de Notícias, embora deva haver menos deles.