O Facebook está menos atrativo para 26% dos internautas brasileiros. A maior rede social do País perde um pouco de importância, mas mantém seu alto índice de usabilidade, de acordo com um estudo da Gauge, consultoria de inovação em negócios.

 

A plataforma também apresenta aumento no uso, 56% dos usuários estão mais ativos na rede em 2014 do que em anos anteriores, enquanto 21% possuem a mesma frequência de acesso. “As pessoas estão mais presentes na rede social, mas interagem menos por não acharem o conteúdo relevante”, afirmou Dante Calligaris, diretor executivo da Gauge.

Entre os vilões desta falta de ânimo, um dos principais é justamente a presença de companhias. 45% dos internautas ficam incomodados com a publicidade no Facebook e 30% acreditam que a imagem das marcas só piora na rede social, enquanto 41% sequer chegam a reparar nas ações promovidas.

“O usuário não quer spam. As marcas que estão presentes nas redes sociais precisam evoluir, reavaliar sua comunicação para entregarem algo de valor, que é o esperado pelo consumidor”, disse Dante.

 

Outro fator responsável pela mídia social ter se tornado menos interessante é a ferramenta de interação instantânea WhatsApp, considerada por 31% dos participantes como parte “muito importante” em seu dia-a-dia. Na comparação, o Facebook está dois pontos percentuais abaixo