Além de comercializar publicidade em sua própria rede social, seja via web ou via aplicativos mobile, o Facebook está começando a testar um novo modelo de negócios: o de “expandir” os anúncios de páginas patrocinadas para outros endereços da web e apps, especificamente no mercado para celulares e tablets. Com isso, o Facebook começa a bater de frente com Apple e Google nesse quesito, ampliando sua opção de venda de mídia, negociando não apenas as “histórias patrocinadas” tradicionalmente vistas na web, mas também banners e outras peças comuns a este mercado.
A estratégia faz parte do que Mark Zuckerberg classificou na última semana como uma mudança no norte da companhia para o “subestimado” mercado mobile. Depois da afirmação do criador da rede social, as ações da empresa sofreram uma alta de cerca de 7% na Nasdaq. A empresa já havia dado indícios de que poderia atuar com a veiculação de mídia digital quando colocou seus anúncios dentro da página da desenvolvedora de games Zynga.
De acordo com o eMarketer, o Facebook deve receber uma injeção de US$ 72,7 milhões em publicidade mobile neste ano, ainda inferior à projeção de US$ 129,7 milhões do Twitter. Entretanto, a entidade projeta que até 2014 a empresa de Zuckerberg se torne a segunda maior vendedora deste tipo de mídia no mundo, atrás apenas do Google. A rede social não comentou que anunciantes participarão da nova iniciativa, nem os detalhes financeiros da empreitada.