Apesar de ter sua principal penetração nos smartphones – que certamente são o presente e serão o futuro como principal meio de acesso mobile, a aposta do Facebook para atingir os usuários de feature phones, aparelhos celulares com funções mais básicas, parece ter sido de grande acerto. Nesta segunda-feira (22), a rede social divulgou um comunicado destacando que mais de 100 milhões de pessoas estão utilizando a ferramenta Facebook For Every Phone (“Facebook para todos os celulares”, em tradução livre) a cada mês.
“Este é um marco importante para nós. A missão do Facebook é tornar o mundo mais aberto e conectado, e essa ferramenta habilita pessoas ao redor do globo a ter contato com aquelas que eles mais se importam e interessam, não interessando qual o tipo de celular elas usem”, destaca o comunicado.
Entre os países citados pela rede social com maior utilização do Facebook for Every Phone estão Índia, Indonésia e Filipinas – onde a penetração dos feature phones é imensamente maior que a dos smartphones. O país, inclusive, garantiu o Grand Prix de Mobile do Cannes Lions 2013, com o case “TXTBKS”, elaborado pela DDB DM9jaymesyfu a operadora Smart, que levava livros para os celulares básicos.
O aplicativo do Facebook para feature phones funciona para mais de três mil diferentes modelos de celulares, inclusive para aparelhos com preços abaixo dos US$ 20. Por ele, o usuário pode conferir as informações presentes em seu feed de notícias, trocar mensagens, acessar e enviar fotos. Uma das ferramentas adotadas pela rede social para garantir seu sucesso ao redor do mundo é definição de parcerias com operadoras para baratear ou até isentar os custos de acesso à internet para aqueles que utilizarem-na.