O Facebook planeja refinar seu direcionamento de anúncios usando informações externas de seus usuários, como os sites que visitaram e os aplicativos que usaram. Em seu blog oficial, a rede social informou que se trata de uma decisão tomada com base em pedidos dos usuários. “Quando perguntamos aos usuários sobre nossos anúncios, uma das coisas mais citadas é que eles querem anúncios mais relevantes”, publicou.

A empresa também anunciou que dará mais controle aos usuários sobre a veiculação de anúncios. Aos perfis será adicionada uma opção de configuração de publicidade, que explicará porque cada anúncio aparece e permitirá que o usuário personalize sua lista de interesses, removendo os anúncios que não quer ver.

Brian Boland, vice-presidente de produtos de publicidade do Facebook, disse ao AdAge.com que o novo sistema vai beneficiar anunciantes que trabalham com respostas diretas dos consumidores. “O ROI dessas empresas vai aumentar e fazer delas um anunciante melhor no Facebook”, disse.

As mudanças também deixam claro o esforço do Facebook em responder a críticas a respeito de transparência e privacidade. A empresa confirmou que, no futuro, continuará a assegurar aos usuários o controle da publicidade que recebem, informando-os sobre as opções de visualização presentes no sistema.