Volume de sócios torcedores passou de cerca de 30 mil para 40 mil membros com campanha da Fair

Os 98 anos de história do Athletico Paranaense passam a ser contados pela recém-nascida Fair Creativity Shop. A parceria, feita com o clube em outubro de 2021, selou a criação da agência fundada pelo curitibano Juliano Ribas, que chega com a promessa de “entrar no mundo da criatividade sem fronteiras”, comenta Ribas.

Egresso da Lew’Lara\TBWA e TBWA\Media Arts Lab, o diretor de criação ainda passou por DPZ, EURO RSCG, JWT e Z+. Apple, Netflix, Vivo, Itaú, Sadia, GM, Bayer, Unilever e Friboi estão entre as marcas para as quais o publicitário já trabalhou ao longo dos 30 anos de uma carreira que encontra agora trilha própria.

“Fiz alguns projetos durante a pandemia, que indicaram o caminho para um formato de negócio baseado numa relação mais justa e próxima do cliente, capaz de garantir entregas multidisciplinares”, pontua Ribas. Trabalhos para Casa Natura Musical e Rede Globo, entre outros, foram maturados nesse período. Mas foi o Athletico Paranaense que cravou o nome da Fair no mercado.

“Esperamos fechar o ano com novas contas em prospecção, além de equipe e sede própria em 2023”, antecipa Ribas, que tem ao seu lado o diretor de atendimento e negócios Eric Oliveira. O executivo fundou a Ogilvy Healthworld e comandou a operação por mais de oito anos, entre outras agências. Além de transparência, a Fair remete para ideias que vão de campanhas a séries de TV, criação de games ou animação, aplicadas a diversas categorias de negócios. “Alcançar equilíbrio é o mais importante”, lembra Oliveira.

Juliano Ribas (à esq.), fundador da Fair, ao lado de Eric Oliveira, responsável por negócios (Divulgação)

Após aumentar o número de sócios torcedores do Athletico Paranaense de cerca de 30 mil para 40 mil integrantes, a estratégia já mira outro título. Rumo ao centenário do clube, em 2024, a previsão é somar cem mil apaixonados pela marca. O plano embala o conceito Vem ferver, que utilizou o slogan Você no Caldeirão, mais quente o Furacão para atrair sócios torcedores com novos planos, pacotes e benefícios exclusivos.

Uma das sedes da Copa do Mundo do Brasil em 2014, o Estádio Joaquim Américo Guimarães, o Caldeirão, é a casa do rubro-negro, que ganhou a “maior campanha de publicidade da sua história”, destaca Mario Celso Petraglia, presidente do clube. Criatividade, comprometimento, estratégia e confiança foram decisivos para a escolha da Fair. A expectativa é de que o Athletico Paranaense se transforme em empresa até o fim do ano, conforme a lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), abrindo um novo patamar de investimentos. “É um novo momento”, frisa Ribas.

Com paródia da canção Bella Ciao, o filme lançado em abril convidava os atleticanos a apoiarem o time no Caldeirão. TV, spot, outdoor, mobiliário urbano, merchandising, mídia programática e conteúdo para YouTube e TikTok estavam no plano de mídia. Segundo o Ibope Repucom, o Athletico Paranaense tem mais de 3.333.640 inscritos entre TikTok, YouTube, Instagram, Facebook e Twitter, ocupando a 16ª posição entre os 50 clubes brasileiros estudados no primeiro semestre de 2022.

O volume de novos inscritos nas plataformas oficiais dos clubes aumentou 31% ante o mesmo período do ano anterior. No total, foram registrados 15,6 milhões de novos adeptos. “O público está cada vez mais jovem, familiarizado com games, metaverso, NFTs e todo o mundo virtual aproximado pela tecnologia 5G. É um caminho natural para destravar novas experiências”, aponta Ribas.