O Facebook admitiu nesta quinta-feira (21), um erro nos servidores da companhia, onde milhões de senhas de usuários ficaram expostas como arquivos de texto, tornando os códigos visíveis aos funcionários da empresa.
A companhia afirmou que o problema já foi corrigido e que os usuários afetados serão notificados. A falha foi inicialmente revelada pelo blog Krebs on Security, do jornalista especializado em tecnologia Brian Krebs.
A empresa não informou o número de contas afetadas, mas uma estimativa não oficial de Krebs acredita que possam ter sido expostas entre 200 milhões e 600 milhões de senhas do Facebook e Instagram.
Pedro Canahuati, vice-presidente de engenharia, segurança e privacidade da rede, afirmou em seu blog que as senhas nunca ficaram visíveis para ninguém fora da empresa. “Até o momento, não encontramos provas de que alguém as tenha violado internamente ou acessado indevidamente”, declarou.
“Não há nada mais importante para nós do que proteger as informações das pessoas e continuaremos fazendo melhorias como parte de nossos esforços contínuos de segurança no Facebook”, completou o executivo.
Cnahuati também deu dicas de segurança para os usuários. “Você pode alterar sua senha em suas configurações no Facebook e no Instagram. Evite reutilizar senhas em diferentes serviços. Escolha senhas fortes e complexas para todas as suas contas. Os aplicativos do gerenciador de senhas podem ajudar. Considere ativar uma chave de segurança ou autenticação em duas fases para proteger sua conta do Facebook usando códigos de um aplicativo de autenticação de terceiros. Quando você fizer login com sua senha, solicitaremos um código de segurança ou tocaremos na sua chave de segurança para verificar se é você”, finalizou.