A ESPM realizou nesta segunda-feira (15) o 2º Seminário Internacional de Jornalismo, promovido em parceria com a Columbia Journalism School. Dalton Pastore, presidente da ESPM, abriu o evento falando do objetivo das atividades e do atual momento do país, que dialoga perfeitamente com a programação. “Fazemos esse evento para discutir jornalismo em alto nível e em parceria com a melhor escola de jornalismo do mundo. Na ESPM, nosso único objetivo é a excelência. Queremos que os jornalistas formados aqui entendam de jornalismo, tenham a base e o conhecimento necessário para ter sucesso na profissão”, disse.
O executivo contou que quando começaram a pensar na programação não imaginavam que o momento que o Brasil passaria dialogaria tão bem com o tema central: “Democracia, Desinformação e Cobertura Jornalística”. “O evento está acontecendo em um momento muito especial do Brasil e do jornalismo. Quando programamos ele, no encerramento do primeiro seminário, sabíamos que estaríamos em período de eleições, mas não sabíamos quão intenso seria e em que nível de dramaticidade ele seria realizado”, recordou.
Pastore afirmou ainda que é difícil parar de pensar em política e no destino do país, mas era necessário aproveitar a oportunidade para avaliar e pensar o nível de importância do jornalismo e sua contribuição. “Não podíamos ter escolhido momento melhor para fazer esse seminário em que a força do jornalismo, da verdade e do fato apresentado de maneira real e verdadeira pudesse ser tão importante e valorizada”, disse.
Jornalismo no centro
A programação reuniu profissionais brasileiros e um americano. Marcelo Rech, presidente da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), abriu o dia com uma palestra. Ele foi seguido por um painel com Kyle Pope, editor da Columbia Journalism Review, Mônica Waldvogel, jornalista e apresentadora do Entre Aspas, da GloboNews, e Gilberto Dimenstein, editor do Catraca Livre, sob a mediação de Angela Pimenta, presidente do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo).
A parte da tarde um painel sobre cobertura jornalística de educação com Antônio Gois, presidente da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), colunista do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e da TV Escola, e dos jornalistas especializados Fabio Takahashi, editor do Núcleo de Inteligência da Folha, e Sabine Righetti, responsável pelo RUF (Ranking Universitário da Folha).
Em seguida, participam do painel sobre cobertura jornalística de Meio Ambiente os jornalistas Daniela Chiaretti, repórter do Valor Econômico, Leão Sera, colunista da Folha e professor da ESPM, Vico Iasi, apresentador do Globo Rural, da TV Globo.