A F.biz, que completou 15 anos este ano, adotou novo posicionamento – “Aberta ao novo como ideias”. Com a chegada do CCO Guilherme Jahara, a agência, que sempre foi uma referência no digital, ampliou a sua expertise com a contratação de novos profissionais vindos de agências offline. A mais nova contratação é Luciana Prado (ex-AlmapBBDO), que assume a direção de mídia.

Somente neste ano, a agência conquistou as contas de comunicação integrada de Absolut, Orloff, Jameson, Chivas, Porto Seguro Faz e Saraiva, além da conta digital de Dove. E, por conta dos novos clientes, a previsão é que acrescente cerca de R$ 45 milhões ao faturamento deste ano e, até 2017, o objetivo é dobrar a receita.

“A gente acredita que o digital cresceu tanto que é impossível você ser apenas uma agência digital, por isso que o nosso foco é ser um parceiro estratégico dos nossos clientes”, conta Roberto Grosman: expertise ampliada com as contratações, co-CEO da F.biz. A ideia, com o novo posicionamento, é ampliar o universo de oportunidades. “Acreditamos que existe uma oportunidade muito grande de enxergar a comunicação como um todo de uma forma ampla, sem se limitar aos canais”, diz. “Nossa intenção foi trazer clientes que abraçassem essa ideia”, completou.

Em 2012, 98% dos R$ 200 milhões registrados pela F.biz vieram das mídia digitais. A representatividade caiu para 85% um ano depois, quando a agência obteve faturamento de R$ 260 milhões. Neste ano, a previsão é que os canais digitais correspondam a 75% dos R$ 300 milhões que a agência espera movimentar, o que revela a diminuição da dependência do ambiente online nos resultados e comprova a transição da F.biz do mundo digital para o mundo da comunicação integrada.

De acordo com Grosman, o feedback do mercado tem sido muito positivo em relação ao novo posicionamento da agência. “Uma agência que vem do digital, que ganha dinheiro com isso e que não depende de mídia, é de extrema importância para uma série de empresas”, garante.

Outra novidade da F.biz foi o início de uma operação em Londres. Há cerca de um mês, Camila Nakagawa está na capital inglesa representando a agência, que também está presente em Miami e em Buenos Aires. “Nosso foco é ser profundo, é mergulhar no universo dos clientes. Então por isso que nós criamos novas estruturas em outros países”, afirma.

Campanhas

Recentemente, a F.biz foi responsável pela campanha “Tem Ponto pra Tudo!” para Multiplus, que contempla filme para TV fechada e anúncio em revistas impressas de circulação nacional. Na última edição da Bienal do Livro de São Paulo, a agência colocou uma BMW Isetta exposta próximo à entrada do pavilhão de exposição com o 10 Lev, leitor digital da Saraiva, dentro do pequeno automóvel. A ideia era mostrar a maior biblioteca itinerante do mundo, uma vez que cada Lev tem capacidade para carregar quatro mil títulos.

Já para Chivas, foi feita a primeira biografia em timeline. A ação consistiu em contar a vida do ator e empreendedor Marcos Palmeira em seis vídeos postados na timeline de Chivas, no Facebook. Além disso, também foi criado o primeiro filme de Porto Seguro Faz, com participação do chef Claude Troisgros, a ex-jogadora de basquete Hortência Macari e a blogueira Julia Petit.