Divulgação

A FCB Brasil vai ter, a partir do próximo dia 15, uma nova executiva no comando da sua divisão de planejamento. A escolhida foi Marcia Neri, que terá status de vice-presidente no organograma gerencial da agência, que integra a holding norte-americana Interpublic.

Ela vai substituir Raphael Barreto, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos e se desligou da empresa há cerca de um mês. “Estou muito feliz e muito entusiasmada com esse novo desafio. Vai ser um grande privilégio voltar a trabalhar com grandes profissionais”, enfatiza.

Formada em comunicação social pela ESPM, Marcia tem mais de 20 anos de carreira. Ela foi uma das pioneiras na implantação do e-commerce no mercado brasileiro. Além disso, Marcia foi a responsável pelo desenvolvimento da área de marketing do Submarino, a primeira operação do gênero no país, em que trabalhou por mais de seis anos, desde o lançamento da marca até a formalização do seu IPO, em 2005.
O seu primeiro trabalho em uma agência de publicidade foi realizado na Africa, onde esteve por uma década. Na marca do grupo ABC, Marcia começou como gerente de planejamento e chegou ao cargo de diretora-geral da área.

Nesse período, a profissional teve a oportunidade de participar do lançamento da cerveja Budweiser e atender a clientes como Brahma, Mitsubishi, Suzuki, P&G, Bimbo, Walmart.com, Seara, Redecard, Google e portal UOL.

Em 2012, a profissional passou pela expêriencia de empreender, atuando como gestora de marketing e sócia do site de vendas Coquelux. Ela destaca o momento dessa nova etapa da sua carreira. “É um desafio muito grande chegar em uma agência que se reposicionou tão bem no mercado nestes últimos três anos. Também será um imenso prazer atuar com a Joanna Monteiro”, justifica.

Pedro Cruz, COO da FCB Brasil, disse que Marcia é uma das profissionais “mais completas” da disciplina de planejamento estratégico do mercado. “Ela transita na agência e nos clientes com relevância única, lidera as equipes com generosidade e visão, que são frutos da maturidade que construiu”, diz. “Seu trabalho é profundo e estruturado, matéria-prima fundamental para um output criativo de alta relevância estratégica”, completa Cruz.

Consumidor
Marcia Neri destaca que a área de planejamento tem sido, cada vez mais recorrente para a comunicação como um todo. Na verdade, tornou-se fundamental para gerar insights capazes de impulsionar os processos criativos. “A disciplina vem ganhando cada vez mais relevância, porque a gente precisa conhecer os consumidores para poder conectá-los com as marcas”, garante.

Ainda de acordo com a executiva, houve uma mudança no comportamento dos consumidores. “Esses novos consumidores têm nos dados inúmeras opções”, diz. “E esse novo consumidor também está mais exigente do que o consumidor de antigamente e também muito menos fiel a uma marca na hora de comprar”, enfatiza.

E, para tentar solucionar esse “problema”, Marcia aposta em um trabalho profundo e estruturado na prospecção de informações mercadológicas. “As marcas precisam se conectar com os consumidores de uma forma ainda mais verdadeira; precisamos mostrar que estamos ao lado desse consumidor”, ela conclui.