Félix del Valle é o chief creative officer (CCO) da Ogilvy Brasil há cerca de um ano e participa, pela primeira vez, de um júri no Festival de Cannes, representando o mercado do país na categoria Film Lions. O espanhol está na Ogilvy desde 2015, onde começou na operação do Rio de Janeiro. Posteriormente, migrou para São Paulo, para cuidar de uma equipe com mais de 100 profissionais. Ele traz passagens anteriores pela Contrapunto BBDO, de Madri, onde ficou 12 anos, bem como Valmorisco GGK-GGT, Y&R, FHV Amsterdã e outras. O profissional está empolgado em participar da categoria que ele julga ser a “rainha” do festival, e afirma que Film possibilita a forma mais pura e clássica de contar histórias, ao mesmo tempo que é uma das áreas que mais se reinventa por conta de novas tecnologias e linguagens. Nesta entrevista, ele revela suas principais expectativas para Cannes e espera que o Brasil repita anos anteriores e surpreenda o júri com grandes ideias.

RAINHA
Todos os anos a gente aguarda Cannes com bastante curiosidade. Mas quando fazemos parte do júri do festival, ainda mais em Film, para mim, a categoria rainha do festival, essa curiosidade só aumenta. Vamos passar muitas e muitas horas avaliando os melhores trabalhos do mundo, e quero dar a mesma atenção a cada peça inscrita, do início ao final do julgamento.

EXERCÍCIO
É um trabalho intenso, que faz com que você exercite o seu critério todo momento. Uma oportunidade única de ver o que está acontecendo nos mercados criativos, de produção e também saber o que as marcas estão produzindo nos quatro cantos do mundo.

CONTRIBUIÇÃO
Fazer parte do júri do Festival de Cannes é uma experiência que todo criativo gostaria de ter. Eu encaro com alegria e naturalidade. Quero contribuir para que o festival apresente um reel de filmes excelente, que é o que todos esperam ao final de cada Cannes Lions.

Legado
Tive a oportunidade de passar por agências pelas quais eu guardo, até hoje, uma grande admiração e ótimas lembranças. Antes de chegar aqui ao Brasil liderei a criação da Contrapunto BBDO, que foi o lugar onde desenvolvi a maior parte da minha carreira. Sou grato por todos os lugares por onde passei e com todos os grandes profissionais com os quais tive o prazer de trabalhar. O trabalho que eu entrego hoje na Ogilvy Brasil tem um pouco de cada lugar em que estive.

RESUMO
Para ter uma boa performance em Cannes, uma peça precisa ter excelência em todos os quesitos, desde a ideia original até em cada detalhe da execução. E isso não é nenhum segredo. Grandes ideias contadas de um jeito simples e com uma produção impecável poderiam ser um bom resumo.

BRASIL
O país sempre surpreende com grandes ideias. Vamos lembrar que recentemente conquistou um GP em Film (com o case 100, da F/Nazca S&S para Leica Store) e todos os anos tem contenders de grande qualidade. Têm agências que historicamente dão um carinho especial ao Film e sempre brilharam nessa categoria.

RELEVÂNCIA
Film, vídeo, websérie, TV. Tudo isso está dentro do filme, que é a forma mais pura de storytelling e continua sendo a maneira clássica de contar histórias na publicidade. Por outro lado, com novas linguagens e tecnologias, é uma categoria que não para de se reinventar e apresentar novidades. Film acaba sendo um festival dentro do festival. Todos os olhos estão voltados para essa categoria e isso só aumenta a nossa responsabilidade dentro do Cannes Lions.

TECNOLOGIA
Não há uma tecnologia que consiga transformar o jeito de contar uma história se essa história não vier de uma grande ideia. No final ganha a melhor ideia que foi contada com os melhores recursos de produção.