A polêmica envolvendo a campanha do teste cego da Kaiser, criada pela Fischer+Fala!, parece estar longe do fim. Após a suspensão da campanha pela Justiça comum, a Femsa informou que está esperando ser citada para preparar os recursos cabíveis. E espera reverter o quadro.

Eduardo Lacerda, diretor jurídico da empresa, informa que já há uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo favorável a campanhas comparativas com o uso do teste cego, justamente fruto de uma ação da Ambev contra a Kaiser. O processo é do ano de 2006 e é relativo a suspensão da campanha “Desafio Kaiser”, também comparativa.

O diretor jurídico da Femsa esclarece que, no parecer, três desembargadores definiram as regras para que uma campanha comparativa vá ao ar, permitindo inclusive a citação das marcas concorrentes. “É uma decisão importante que ajuda a validar não só para a Femsa, mas para qualquer empresa, este tipo de campanha. Nossa expectativa é que a decisão do Tribunal seja mantida pelo próprio Tribunal ou aferida pela juíza”, esclarece.

Lacerda acrescenta que a campanha que está no ar agora foi inclusive desenvolvida com base nesta decisão, seguindo exatamente o que determinava o judiciário, com o uso lícito das marcas da Ambev. “Em momento algum a Kaiser fez a comunicação de forma inadequada, tanto que mostramos o empate técnico entre as marcas”, conclui.

Por Teresa Levin