Glaucio Binder é o novo presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda). Uma das principais bandeiras do executivo será o desenvolvimento da atividade publicitária e a retomada da valorização da propaganda, que, na visão do executivo, está sendo colocada em xeque. “Ela vem tendo seu valor discutido e há muitas disciplinas com as quais devemos trabalhar agora. Estamos debatendo na Fenapro como retomar a valorização da propaganda”, afirmou.
O executivo tomou posse nesta quarta-feira (30) durante evento na capital paulista. Durante o encontro, a remuneração das agências, que vem sendo corroída pela pressão dos anunciantes para reduzir custos, foi um dos assuntos de destaque. Para combater a redução, as agências precisam entregar resultados para os anunciantes, salientou Binder.
“O fee está baixando, mas isso não é exclusivo para a indústria de publicidade. Todos os players da economia estão brigando por rentabilidade. Não podemos defender nosso quinhão sem entregar resultado”. Ele também defendeu que as agências sigam a tabela de remuneração estabelecida pelo Cenp (Conselho de Normas-Padrão). “Nós brigamos pelo que Cenp estabelece. É o momento de definirmos o nosso limite”.
A Fenapro representa hoje 17 mil agências de publicidade em todo o país. Nos últimos anos, sob a gestão de Ricardo Nabhan, a federação trabalhou pela regionalização da publicidade, com maior investimento do mercado anunciante nas agências fora do eixo Rio-SP, e em ações de infraestrutura, para aumentar a capilaridade da organização e o número de sindicatos. As duas estratégias serão mantidas, disse Binder, mas novas diretrizes estão sendo definidas para guiar as próximas ações da Fenapro.
Os eixos em que a organização irá trabalhar são capacitação, treinamento, comunicação, educação e desenvolvimento de planejamento estratégico. De acordo com o novo presidente, a Fenapro também buscará mais integração com entidades do mercado, como Abap (Associação Brasileira das Agências de Propaganda) e Ampro (Associação de Marketing Promocional). “Temos uma agenda específica como federação, mas queremos juntar forças para atuar em conjunto”.
O encontro reuniu diversas lideranças do mercado. Entre os presentes, estavam Orlando Marques, presidente da Abap; Caio Barsotti, presidente do Cenp; e Gilberto Leifert, presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária); e Ricardo Nabhan, que presidiu a Fenapro durante os últimos dois mandatos. “Todos juntos ajudamos a construir um mercado mais forte”, declarou Nabhan. O executivo também reforçou a necessidade das agências retomarem sua relevância junto aos anunciantes. “Não podemos aceitar que nossa profissão seja denegrida e não podemos aceitar produzir mais por menos”.
O mandato de Binder à frente da Fenapro segue até 2016. O publicitário carioca, também presidente da Binder Visão Estratégica, foi anteriormente presidente do Sinapro-RJ (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro), por seis anos, e da Abap-RJ, cargo que deixou para se dedicar à Fenapro.