Em uma semana de reuniões conclusivas para algumas das principais entidades da indústria da comunicação, dirigentes da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e dos Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda) de todo o país se reuniram, na última quinta-feira (11), no Rio de Janeiro. Na pauta do encontro, temas como programas de qualificação dos profissionais das agências filiadas a essas entidades; a importância da capacitação dos municípios para realização de licitações públicas de propaganda; aprovação do orçamento para o ano que vem; e agenda de ações para 2015.
“2014 foi um ano de uma agenda intensa. Muito trabalho para implantação de novos projetos e sequência no que a Fenapro já tradicionalmente fazia. Tivemos a formação do Conselho Consultivo e a emissão da Carta do Rio, que talvez tenha sido o grande fato da Fenapro, no ano que está se encerrando”, diz Gláucio Binder, presidente da Fenapro.
Ele adianta um pouco da agenda de 2015: está nos planos ampliar canais com o Congresso Nacional para fornecer subsídios que inibam o desenvolvimento de projetos de leis “inócuos ou esdrúxulos” que, de alguma forma, interfiram com a liberdade de expressão comercial. Binder também pretende aproximar-se da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) para ampliar a percepção de relevância da atuação das agências de propaganda no desenvolvimento dos negócios dos clientes. Também há a intenção de ampliar canais de comunicação com as diversas Secom (Secretarias de Comunicação dos governos) para “extrair dos editais cláusulas que possam tornar as operações das agências inexequíveis”.
“Ainda pretendemos trabalhar em favor da fiscalização cada vez mais intensa em todos os processos licitatórios para escolha de agências de propaganda por órgãos e empresas públicas”, afirmou Binder, que também destacou a intenção da entidade de investir no olhar mais cuidadoso para o desenvolvimento da atividade fora das grandes capitais, dentro de uma visão de descentralização da economia, como forma de ajudar o país a crescer.
Durante o encontro no Rio, foi colocado na mesa o projeto de realizar uma grande pesquisa em âmbito nacional sobre o perfil de agências, realizada anteriormente pelo Sinapro-SP em parceria com a Toledo & Associados. Discutiu-se ainda o modelo de oficinas para capacitar pequenos municípios para realizarem licitações públicas de contratação de agências, uma vez que grande parte dos pequenos municípios não tem estrutura para licitar agências e, por isso, deixa de se comunicar com as populações.
A ideia é que a Fenapro ofereça recursos jurídicos para ajudar os pequenos municípios a escolherem e contratarem agências”, disse.
Mais um tema em pauta foi o processo de unificação das tabelas de preços dos Sindicatos e da Abradi (Associação Brasileira de Agentes Digitais) e um projeto da AD Solution + Jove para construção de uma ferramenta nova, focada em médias e pequenas agências, com capacidade de armazenamento de dados na nuvem, no qual a Fenapro atuará, num primeiro momento, como consultora.
Houve, ainda, as primeiras conversas para montagem do calendário de eventos de 2015. Está definido que em setembro será realizado, em Santa Catarina, um novo Encontro Nacional de Agências e Anunciantes (ENAA), que em 2014 foi realizado em Porto Alegre. Binder também tem em mente a realização de um novo festival, segundo ele de abordagem inédita no mercado, para ser implantado no segundo semestre de 2015.
Dois jovens universitários – João Daniel Alvares e Raul Cathiad, do curso de propaganda da ESPM (RJ) –, vencedores do concurso Fenapro Universitário, receberam, no encerramento do encontro, das mãos de Humberto Mendes (Mendes, de Manaus) e Binder, os prêmios pelo desenvolvimento da melhor campanha de valorização da atividade publicitária. A dupla, cuja campanha “O diferencial” foi escolhida por unanimidade por cinco profissionais do mercado publicitário, ganhou dois iMacs, além de ter suas peças veiculadas em todo o país no Dia Mundial da Propaganda.
A Fenapro reúne atualmente 19 sindicatos de agências de propaganda em operação e seis em fase de formação e filiação em todo o país. A entidade atua na defesa dos direitos e interesses das agências e na valorização dos seus profissionais e da propaganda.