A realização de mais um Congresso Brasileiro de Publicidade em 2012: essa foi uma das sugestões aprovadas por participantes do Encontro Regional da Propaganda, promovido nos dias 28 e 29, em Curitiba, pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e pelo Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro) do Paraná. Tanto lideranças dos Sinapros dos diversos estados, quanto representantes do trade publicitário destacaram a necessidade de uma reunião regular o setor para discutir temas de interesse que possam afetar a atividade.
O presidente do CENP (Conselho Nacional das Normas Padrão), Petrôneo Corrêa, afimou durante o encontro que “os dirigentes da propaganda cometeram um grave erro nos últimos 30 anos por não realizarem o IV Congresso”.
No cenário atual, em que há mais de 200 projetos de lei que afetam diretamente o setor e impõem restrição à propaganda, o presidente do CENP observou que “parece haver um movimento para tolher a liberdade de anunciar, que foi o grande tema discutido no último congresso, e em torno do qual todos devem se mobilizar”. Daí a importância de se realização do V Congresso em 2012. O presidente do CENP propõe, inclusive, que o encontro seja realizado em outro Estado, e não em São Paulo, como forma de ampliar o debate regionalmente.