Foi anunciada nesta quarta-feira (11), durante o evento Sap Now, uma nova parceria entre a Africa, SAP Brasil e Amazon Web Services (AWS).
Com o objetivo de aprimorar e ampliar a escala do Algoritmo da Vida, projeto criado pela agência para prevenir suicídio por meio de análises de postagens públicas no Twitter, as empresas querem aumentar a sua eficácia e potencializar seu alcance.
A parceria com a Sap permitirá que a solução e o banco de dados sejam replicados em um ambiente para refinamento do algoritmo. A melhorias da base de dados e aplicação de inteligência preditiva será capaz de identificar mudanças de comportamento nos perfis monitorados e sinalizar quando uma ação imediata é necessária.
Para a Africa, além do conhecimento disponibilizado pelas empresas, a parceria agrega uma visão analítica, baseada em dados, que vai permitir ter o controle da ferramenta.
Também será possível um diagnóstico em tempo real do quadro de perfis monitorados e que podem dar suporte às ações de esclarecimento e combate à depressão, bem como dar subsídios para ações de saúde pública.
“O Algoritmo da Vida nasceu a partir de uma ideia da agência que agora alcança uma nova escala. Esse sempre foi um dos nossos objetivos, desde o início do projeto. Então é gratificante tirar do papel essa nova parceria e ver as áreas de comunicação e tecnologia unindo forças para gerar cada vez mais impacto positivo”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa.
“A tecnologia tem a capacidade de escalar a solução de problemas, podendo atingir mais pessoas. O Algoritmo da Vida é um projeto que abraçamos e que acreditamos que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, diz Luciana Coen, diretora de CSR e Comunicação na Sap Brasil.
Toda a plataforma do Algoritmo da Vida rodará no ambiente de nuvem da Amazon Web Services, que também escalará profissionais do seu time de arquitetos de soluções para trabalhar no desenvolvimento da aplicação.
A solução original desenvolvida pela Africa e Bizsys passará pela análise do programa Well-Architected, em busca de segurança, confiabilidade, melhor desempenho e otimização de custos.
“Somos uma companhia que tem obsessão pelos clientes e colocar toda nossa história de inovação em nuvem a serviço do bem-estar das pessoas, estejam elas onde estiverem, é uma forma de dar um sentido maior ao nosso primeiro princípio de liderança”, comenta Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil.
Como o Algoritmo da Vida funciona?
No mundo, mais de um milhão de pessoas tiram a própria vida a cada ano, uma morte a cada 40 segundos. O cenário nacional não é diferente. Todos os dias, 32 brasileiros se suicidam.
Em 2018, foram 11 mil vidas. Segundo o Ministério da Saúde, os números também revelam que o suicídio aumentou 20% nos últimos cinco anos entre jovens de 15 a 19 anos. Essa já é a quarta causa mais frequente de morte entre jovens no país.
Estudos de especialistas em saúde mental indicam que pessoas com depressão usam recorrentemente um determinado grupo de palavras, como uma espécie de ‘gramática’ para indicar, mesmo em estágios iniciais, a ocorrência da doença. Naturalmente, esses sinais também se fazem presentes no comportamento nas redes sociais.
Baseado nesses dados, foi criado o Algoritmo da Vida, um algoritmo capaz de identificar uma enorme variedade de palavras, expressões e frases que podem indicar sintomas de depressão nas postagens públicas dos usuários no Twitter.
Após essa primeira fase de identificação da sequência de palavras e expressões, é realizada uma checagem cuidadosa por uma equipe treinada, para considerar contexto, ironias e recorrência de termos e periodicidade.