Em um prestigiado evento que contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e do secretário de Comunicação do Governo do Estado do RS, Cleber Benvegnú, foi realizada a cerimônia de premiação do Colunistas Rio Grande do Sul na quinta-feira (29), no Dado Bier do Bourbon Country, em Porto Alegre. O evento, promovido pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda) e organizado pelo Estúdio RB, reuniu dirigentes de agências e entidades, anunciantes, veículos de comunicação, fornecedores e imprensa.
Foram revelados, durante a cerimônia, os vencedores do Prêmio Especial Ricardo Lima para os criativos mais premiados. Os primeiros colocados na categoria Redator do Ano foram: Renata Leiria, Roberto Philomena e Rodrigo Rocha. Na categoria Diretor de Arte do Ano, foram classificados, em primeiro lugar, Maurício Oliveira, seguido de Davi dos Santos e Lucas Blum Bica.
Também foram revelados os vencedores de Melhor Desempenho em Produção de Fonogramas e de Melhor Desempenho em Produção de Comerciais. Houve, pela primeira vez, um empate entre as produtoras de áudio e de comerciais. Foram as mais pontuadas: Loop Reclame e Atakk. E em produção de comercias as vencedoras foram: Guts and Films e Zeppelin.
A Matriz, além de ser a Agência de Comunicação do Ano por ter conseguido o melhor desempenho na soma de pontos em todas as áreas da premiação, também levou o GP de Empresa de Design do Ano e o GP de Anunciante do Ano que foi para o Grupo Zaffari. O título de Publicitário do Ano foi recebido por Roberto Philomena, sócio da Matriz. O Grande Prêmio de Profissional de Propaganda do Ano foi para Diego Wortmann, da JWT Porto Alegre.
A Santo de Casa Endomarketing recebeu o GP de Empresa de Marketing Promocional do Ano. O Destaque do Ano foi para Delmar Gentil, sócio diretor da Dez Comunicação, por sua atuação a frente do Sinapro-RS.
O Veículo Impresso do Ano foi o jornal Zero Hora. O Veículo Eletrônico do Ano foi a Rádio GreNal, da Rede Pampa. A Empresa de Mídia Exterior do Ano foi a Sinergy Nova Mídias.
O GP de Peça de Mídia Digital foi para “Logus-A Saga”, da DZ Estúdio para Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.E o Gp de Design de Embalagem foi para “Que isso Fique Entre Nós” da Matriz para Cold Pressed Juice.
Foram premiadas as seguintes empresas: Atakk, Bandits Films, Bonaparte, Cadastra, Centro, Detour Filmes, Dr.Smith!, DZ Estúdio, e21, Fescher Neoilustração, Grupo Sinos, Grupo Zaffari, Guts and Films, JWT Porto Alegre, Loop Reclame, Matriz, Rádio Grenal, Santo de Casa Endomarketing, Selling, Sinergy Novas Mídias, Zero Hora, Zeppelin Filmes.
Durante a premiação, o publicitário Roberto Callage, que foi um dos jurados, elogiou a dinâmica da premiação e a formação do júri que inclui tanto colunistas da área de propaganda e marketing como criativos e profissionais do mercado. O julgamento aconteceu no dia 15 de setembro, em Porto Alegre. O júri, formado por 27 profissionais, concedeu dois GPs de trabalhos, 14 medalhas de ouro, 11 prata e 22 bronze para 16 empresas gaúchas dentro das 12 áreas cobertas pelo concurso.
Realizado há 48 anos, o Prêmio Colunistas é o mais tradicional do Brasil. A festa do Colunistas RS contou com a parceira da ESPM Sul e apoio do Grupo RBS.