Para entender como o brasileiro vai passar o Carnaval este ano, o Groupon realizou uma pesquisa com 1.382 pessoas, em todos os Estados. Um dado que chamou atenção é de que quase a maioria dos entrevistados declarou que aproveita o feriado (17 de fevereiro) para descansar. Outro insight é de que a festa de rua (45,8%) é a preferida.
Segundo a pesquisa, para 46,1% dos entrevistados, o Carnaval é uma oportunidade para esquecer a rotina e se divertir, enquanto que 42,3% afirmaram que também pretendem aproveitar o feriado para descansar e relaxar.
57% dos brasileiros responderam que devem se envolver em alguma atividade relacionada ao Carnaval – dentre elas, a preferida é a festa de rua, com 45,8%, seguida dos blocos de Carnaval, apontados por 38,7%. Apenas 11,2% devem desfilar com as escolas de samba e 64% vão apenas assistir aos desfiles, no local ou pela TV.
“Os brasileiros consideram o Carnaval uma festa eclética, com atividades para todos os gostos e todos os públicos. Há quem prefira aproveitar a data para conhecer um novo restaurante com a família, há quem pretenda participar da folia e há aqueles que usam os dias de folga para viajar e explorar novos destinos”, explica Michel Piestun, CEO do Groupon para América Latina. “É isso que o Groupon oferece a todos os seus usuários: uma ampla gama de oportunidades e programas diferentes, para que cada um possa divertir-se à sua maneira”, completa.
Entre os destinos mais lembrados como palcos do Carnaval brasileiro, Rio de Janeiro e Salvador lideram, com 31,4% e 30,4%, respectivamente, seguidas de Recife (7,2%) e Olinda (5,5%). Entre as palavras mais associadas à data, “diversão” é a primeira colocada, com 49,7% das menções; apenas 10,6% relacionaram o Carnaval a “sexo”. A pesquisa também abordou os possíveis aspectos negativos da festa: 61,2% dos respondentes apontaram o excesso de bebida e 50,4%, a alta exagerada dos preços.