Casa lotada e clima festivo marcaram, no Rio de Janeiro, a entrega das etapas Brasil e as regionais Rio de Janeiro e Centro-Leste do Prêmio Colunistas na quinta-feira (9). O evento da ABRACOMP foi realizado no casarão Ameno Resedá, no Catete, e o prestígio da cidade sede das Olimpíadas foi, segundo destacou Armando Ferrentini, fundador da premiação, fator primordial na decisão de realizar a entrega em solo carioca.
A grande premiada no Colunistas Brasil foi a agência AlmapBBDO, enquanto a Mullen Lowe levou o troféu de agência do ano na etapa Rio de Janeiro e a mineira PopCorn na regional Centro-Leste.
“A AlmapBBDO é uma grande vencedora. Agência exemplar do mercado na criatividade em todos os setores da sua atuação”, observou Ferrentini.
Antônio Freitas, da Master, recebeu o prêmio de Publicitário do Ano,enquanto Marcelo Reis, da Leo Burnett Tailor Made, levou o troféu de Profissional de Propaganda do Ano. Já Duda Magalhães, diretor da Dream Factory, foi eleito Profissional de Marketing Promocional do Ano.
A Coca-Cola foi escolhida Anunciante do Ano, a GloboNews foi eleita Veículo Eletrônico do Ano. Já a Clear Channel levou o prêmio de Empresa de Mídia Exterior do Ano nas edições Nacional e regional Rio de Janeiro. O Estadão recebeu o Grande Prêmio de Veículo Impresso do ano. Ainda na etapa Nacional, a agência Ampla, de Recife, levou a premiação de Empresa de Marketing Promocional do Ano, enquanto o cliente de Promoção do Ano escolhido foi a Net.
Além dos GPs de empresas e profissionais, foram entregues oito grandes prêmios dos trabalhos escolhidos pelos jurados, e as medalhas de ouro, prata e bronze.
Na mesma festa, foram homenageados os Destaques do Ano. O presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Publicidade), Gláucio Binder, foi reconhecido pelo seu trabalho à frente da entidade. Binder destacou o trabalho coletivo da entidade ao agradecer o prêmio.
O jornalista Daniel Milani Dotoli, falecido em janeiro de 2016, que trabalhou durante vários anos na Editora Referência, inclusive como editor-assistente do PROPMARK, recebeu uma homenagem póstuma.
Pelo Colunistas Rio, Luís Carlos Franco, diretor da Ogilvy, recebeu o diploma de Publicitário do Ano e o diretor de criação da Binder, Marcos Apóstolo, recebeu o prêmio de Profissional de Propaganda do Ano.
A TIM/Live TIM foi escolhida Anunciante do Ano. Lívia Marquez, mentora do marketing da empresa anunciante, compareceu com sua equipe para receber o prêmio.
A Binder levou o GP de Mídia Impressa do Ano com a série “Números e Móveis” para Way Design.
Security Moms, da Ogilvy para Sport Club do Recife, ganhou o GP de Ação Promocional do Ano. O GP de Design de Embalagem ficou com Sauza, da PS10 para a tequila Sauza.
Na etapa Centro-Leste do Colunistas, foram agraciados o Publicitário do Ano Zander Campos Jr., da Cannes, e o Profissional Leo Sevaybricker, da Popcorn.
Ainda na etapa Centro-Leste, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) recebeu uma homenagem especial pela abertura das regionais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Uma homenagem especial, o Prêmio Contribuição Profissional, foi feita aos veterano Luiz Macedo, o Macedão, um dos fundadores da MPM, e a Evandro Barreto, que começou na publicidade como redator e foi vários anos do Atendimento da Artplan, onde entre outras coisas ajudou a trazer Frank Sinatra ao país. Macedo conta que levou um susto ao ser avisado da homenagem 25 anos depois deixar o mercado, e, bem-humorado, agradeceu no palco com um sonoro “até breve”.
Ferrentini pediu uma salva de palmas “a um dos maiores empresários de agências de propaganda que o Brasil já teve”.
“Grande defensor da atividade, grande elo de ligação entre agências e anunciantes, um inabalável espirito corporativo no bom sentido da palavra, um guerreiro e defesa das suas ideais. Fundou junto com Petrônio e Mafuz, uma agência que foi a escola de dezenas de profissionais hoje em postos de comando na publicidade pelo Brasil afora.”, disse Ferrentini.