Cerca de três mil pessoas se reuniram no Serra Park nesta quinta-feira (6) para acompanhar o segundo dia do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. As apresentações foram focadas na discussão sobre o presente e futuro da mídia.
Antonio Jorge Alaby Pinheiro, da Mídia1 Comunicação, defendeu que o primeiro passo para se trabalhar na área é entender com quem se está falando e quem se quer atingir: “Se percebermos que falamos com determinado interlocutor, veremos que somos impactados o tempo todo pela informação. Passamos por um processo seletivo, pois muitas coisas não ganham significado”, alertou.
Já a uruguaia Selva Andreoli, diretora do Grupo Perfil, destacou que, com a evolução da cultura de massa, existem muitas possibilidades de mídias para serem propostas. “O advento da internet e das novas tecnologias nos fez entrar em uma nova cultura: a da realidade virtual”.
Colunistas
Durante a parte da tarde, Marcio Ehrlich, vice-presidente da Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), apresentou o Prêmio Colunistas 2013 aos participantes do evento. “Vim aqui para inspirar vocês, porque prêmio é isso: um processo de inspiração. E publicitário adora um prêmio”, brincou, conquistando risos e aplausos da plateia. Para convocar os três milhares de participantes a se inscreverem no concurso, Ehrlich apresentou cases vencedores em edições anteriores, de anunciantes como Natura, Azeite Andorinha, Volkswagen, Mix FM, Construtora Carvalho Hosken e GNT.
O VP da Abracomp também ressaltou que os jovens estudantes, que são maioria no evento, não podem parar no tempo, pois a propaganda “fica velha muito rápido”. E disse mais: “O nome do festival está errado. Não existe mais Publicidade, tudo é Comunicação, e sabe-se lá que nome terá nossa profissão no futuro”. Ehrlich ainda apresentou alguns números do Colunistas, como as 2.349 inscrições de 2012, correspondentes a 3.657 trabalhos. “Será um prazer encontrar vocês na nossa premiação”, convidou.
Site
O Festival de Gramado também foi palco do lançamento do Calhau, site voltado para veículos de comunicação exporem suas oportunidades de mídia e para agências e anunciantes encontrarem ofertas. O diretor da empresa, Ricardo Rosa, explicou que os veículos não tem custo para anunciar e ainda podem detalhar a oportunidade com informações como perfil, alcance, tiragem, acessos, tempo de publicação, validade e preço. ara quem procura a oportunidade também há filtros e custo zero.
De acordo com Rosa, o objetivo da nova plataforma é facilitar a vida do vendedor e do comprador de mídia. “Queremos aproximar os dois, proporcionando acesso rápido às ofertas. É uma possibilidade única de se ter uma enorme economia”, disse.