Tem início na próxima quarta-feira (26), no hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, uma edição histórica do Festival Brasileiro de Publicidade da ABP (Associação Brasileira de Propaganda) – que chega à sua 40ª edição. E que por pouco não deixou seus moldes tradicionais para tornar-se itinerante. A última edição, em 2012, foi realizada em Búzios, na Região dos Lagos, no Rio, e a do ano passado seria realizada em Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, mas a mudança acabou não ocorrendo.
Marion Green, diretora da entidade, explica que uma pesquisa com profissionais de criação reforçou a preferência pela capital fluminense. “A ideia de tornar o evento itinerante era para aproximá-lo principalmente dos profissionais de São Paulo, mas o que descobrimos é que eles preferem mesmo vir ao Rio. Acabamos não realizando o encontro no ano passado e deixamos para o início deste ano. Como vantagem, teremos trabalhos concorrentes de todo o ano de 2013”, diz Marion.
Desde que assumiu a presidência da ABP, em 2011, Ronaldo Rangel, também diretor-geral da DPZ Rio, vem procurando ampliar a importância nacional da entidade. A ideia de realizar o festival em outros Estados – o Sul também estava nos planos futuros – se encaixa nesse projeto. No entanto, a preferência do mercado falou mais alto. Marion diz que o grande destaque desta edição são as palestras, que têm quase todas a missão de responder à pergunta: “Onde está a criatividade?”. Serão cinco apresentações por dia e são esperados mais de 500 participantes diretos.
Na quarta-feira, dia de abertura do festival, Francesco Morace, presidente do Future Concept Lab e do FCL do Brasil, fala sobre o tema “Os paradigmas do futuro e a força da comunicação”. No segundo painel do dia, justamente “Brasil, onde está a criatividade?”, quatro palestrantes irão abordar o tema: Daniel da Hora, diretor de criação associado da DH,LO Creative Consultancy, com “Criatividade e novas arenas”; o diretor de criação da Pro Brasil Propaganda, Alexandre Level, com “Criatividade e varejo”; Emerson Braga, VP de criação da Revolution Brasil, aborda “Criatividade e mercado”; e Marco Bezerra, VP de criação da DM9Sul, com “Criatividade e terceiro setor”.
Também estará de volta ao país a diretora do Gunn Report, Emma Wilkie, falando sobre a seleção “best of the best”, na apresentação “The Gunn Report: overview of the best of the best”. Ela estará acompanhada por Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO. Em seguida, participarão de um debate moderado pelo publicitário Adilson Xavier.
Na quinta-feira (27), estão previstas palestras de Ty Montague (sócio da Co:Collective), Marco Bebiano (head of agency relations do Google Brasil) e Sergio Valente, diretor da CGCOM, departamento de comunicação da TV Globo. Ele falará sobre o tema “Levando a experiência publicitária para a TV e aprendendo com ela”. Também confirmou presença no evento o ex-chairman do Conselho Criativo Mundial da JWT, Fernando Vega Olmos. A festa de encerramento será no mesmo dia, com a entrega das lâmpadas nas categorias Outdoor, Digital, Mobile, Comunicação Integrada, Promoção e Design, além de Mídia, Direct e Conteúdo, áreas introduzidas nesta edição.
O 40º Festival da ABP, que teve em torno de duas mil inscrições, conta com o patrocínio da Petrobras, do jornal O Globo, das rádios do Grupo Bandeirantes, da ESPM e da Globosat.