A abertura oficial do 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), aconteceu na noite de quarta-feira (10), no Serra Park, em Gramado. Cerca de 2.500 pessoas participam do evento que vai até a sexta-feira (12) debatendo o tema “Ou você muda. Ou mudam você”. A solenidade de abertura contou com o discurso do presidente desta edição do Festival, Roberto Duailibi, e a entrega de diversas homenagens como Troféu Publicista Latino-americano, Láurea Roberto Civita e Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho.
O diretor da Central Globo de Comercialização de Mídias Digitais, Eduardo Becker, recebeu o Galo de Gramado em nome do patrono do 20º Festival, o diretor-geral de Negócios da TV Globo, Willy Haas Filho, que não pode comparecer.
Duailibi disse que, mesmo no momento atual, onde o digital ganha cada vez mais força, nada substitui a presença física. “É uma virtude que jamais mudará”, disse. Ele destacou também a importância de mudar. “Vivemos em um mundo de mudanças diárias, no qual o acaso passou a ser ingrediente fundamental no cotidiano”, afirmou. Duailibi citou como exemplo a própria agência que era genuinamente brasileira e acompanhou as mudanças do mercado e, em 2011, foi vendida para Publicis, e agora fez a fusão com a Taterka, virando uma nova agência, a DPZ&T.
O jornalista e presidente do Grupo Doria, João Doria, fez a palestra de abertura. Fez um resumo da sua vida pessoal de períodos que passou muita dificuldade, quando seu pai estava no exílio na época da ditadura militar, até chegar onde chegou. “O sofrimento faz entender melhor a vida e o mundo”, disse. Aconselhou a plateia cheia de estudantes a terem sempre humildade. “Orem para não ter soberba e arrogância” , aconselhou. “E a família é o porto seguro para todas as dificuldades”, destacou.
A Láurea Roberto Civita foi entregue pelo diretor superintendente do Grupo Abril, Rogério Gabriel Comprido, ao presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad. Saad reforçou a importância da liberdade de expressão. “É fundamental o apoio das agências e do mercado publicitário para manter a democracia neste meio. Pois caso isso se perca, em algum momento, iremos decair de forma triste a uma situação como se encontram alguns países da América do Sul, como a Venezuela”, ressaltou Saad.
O Troféu Publicista Latino-americano, que é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em benefício da profissionalização e desenvolvimento da atividade publicitária, foi entregue a publicitários da América Latina e do Brasil. A presidente Internacional da Alap, Selva Andreoli; o presidente da Associação Brasileira de Agência de Publicidade (Abap), Orlando Marques; e o diretor de relações interassociativas da ABAP-RS, Mauro Dorfman, entregaram o reconhecimento.
Também participaram o presidente do Conselho Nacional de Propaganda, Hiran Castello Branco, e o presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda, Gláucio Binder.
Veja abaixo os homenageados:
Publicistas Latino-Americanos:
Panamá – Aminta del Carmen Orillac Arias
Uruguai- Diego Piñeiro
Equador – David Armendariz
Colômbia – German Puerta
El Salvador – Juan Federico Salverria Prietto
German Puerta – Colombia
Chile– Samuel Benavente
Publicistas brasileiros:
Rio de Janeiro – Armando Strozemberg
Rio Grande do Norte – Arturo Arruda Camara
Pernambuco – Cecilia Freitas
Mato Grosso do Sul – Eduardo Crivellente Neto
Paraíba– Eduardo Cury
Bahia– Fernando Barros
Piauí – George Henrique de Araújo Mendes
São Paulo – Geraldo Brito
Amazonas – Geraldo Hilton
Tocantins – Leonardo Frederico Fregonesi
Espírito Santo – Mario Guerra
Mato Grosso – Cláudio Gonçalves Cordeiro
Pará – Pedro Galvão
Paraná– Rodrigo Havro Rodrigues
Santa Catarina– Rosa Estrella
Amapá – Rosemary Tomé
Ceará – Sergio Fiuza
Goiás – Zander Campos da Silva Jr
Minas Gerais – Alvaro Rezende
Sergipe – Cleon Meneses Nascimento