O Brasil estará bem representado no Festival of Media Latam, que será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, no hotel Turnberry Isle, em Miami. O evento reúne profissionais de veículos, anunciantes e agências para dois dias de palestras, além da entrega do Festival of Media Latam Awards, na noite do dia 30.
O evento começa com uma palestra de Claudia Colaferro, CEO da Dentsu Aegis para a América Latina, sobre o futuro da economia e da mídia na América Latina. Entre os palestrantes que representam o país está também o piloto brasileiro de Fórmula 1 Felipe Massa, da Williams, que participa de um painel sobre como envolver os fãs com a marca. Tereza Gonzalez, CEO do Porta dos Fundos, e Gregorio Duvivier, ator e escritor, dão sua contribuição sobre o tema Migração do conteúdo digital para a tela grande e vice-versa. Cristiano Nóbrega, presidente do IAB Brasil; e Marcia Esteves, copresidente da Grey Brasil; debatem sobre ferramentas de mensuração e eficiência.
O júri do Festival of Media Latam Awards é presidido por Daniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo Brasil Foods. Além dela, há mais cinco jurados brasileiros nesta edição do evento: a também palestrante Claudia Colaferro; Roberto Gnypek, VP de marketing do McDonald’s; Celio Ashcar Jr., chairman da Ampro (Associação de Marketing Promocional) e sócio da Aktuellmix; Carlinha Gagliardi, diretora de canais de engajamento da BETC/Havas; e Rafael Amorim, diretor de mídia, conteúdo e inovação da Talent Marcel.
Esta é a segunda vez que um brasileiro preside o júri da premiação. A primeira foi em 2015, com Fernando Machado, head global de marketing do Burger King. No entanto, é a primeira participação na presidência de uma profissional representando e atuando no país.
O Brasil tem 15 menções no shortlist. A agência brasileira com maior número de trabalhos listados é a J. Walter Thompson, com quatro peças, seguida pela Grey e pela VML, com dois finalistas cada. O México é o país com mais inscrições entre os finalistas, com 29 menções, seguido pela Argentina, com 18. Estados Unidos e Colômbia estão empatados com Brasil, em terceiro lugar, com 15 menções cada.
No ano passado, o Brasil foi o país mais premiado no Festival of Media Latam, com a conquista de dez troféus. Em 2016, a cerimônia de premiação foi adiada em cerca de um mês, devido à passagem do furacão Matthew, na Flórida, que também causou o cancelamento do festival no início de outubro daquele ano.