O Fiap (Festival Iberoamericano de Publicidade), que desde 1990 acontece em Buenos Aires, capital argentina, desembarca em 2012 na “capital hispânica” dos Estados Unidos: Miami. A cidade, localizada no estado da Flórida, foi escolhida pela organização do festival justamente por causa do crescente número de inscrições de trabalhos e de participação de delegados do mercado hispânico norte-americano no evento – e também porque a cidade abriga boa parte dos centros regionais para a América Latina de agências e empresas multinacionais. Desde 1993 esse mercado participa do festival, que concentra trabalhos de toda a América Latina, Espanha e Portugal.

Essa não é a primeira vez que o Fiap deixa os limites da Argentina. O festival, que se iniciou em 1969 em Rosário, cidade que abrigou as quatro primeiras edições, também já passou por São Paulo, Punta Del Este (Uruguai), Cartagena (Colômbia), São José (Costa Rica) e até nas espanholas Madrid e Barcelona. A organização do evento não decidiu se o festival volta a ser itinerante, como foi até 1990, ou se fixará novamente em Buenos Aires em 2013. Cidades como Los Angeles, outro importante centro hispânico nos EUA, e Lisboa, também são cogitadas caso a experiência com Miami consiga atingir o sucesso esperado.