Daniel Marcet entre Marcos Medeiros e André Kassu, diretores de criação da AlmapBBDO

 

A organização do Fiap (Festival Iberoamericano da La Publicidad) promoveu na noite desta terça-feira (28), em São Paulo, a entrega dos troféus às agências brasileiras premiadas na edição de 2013 do evento, realizado em Miami entre 29 de abril e 1º de maio. O país foi o mais premiado da edição, conquistando um total de quatro GPs, 29 ouros, 34 pratas e 41 bronzes, além de ter a AlmapBBDO como Agência do Ano. “O Brasil fez 631 pontos, o dobro do segundo e do terceiro colocados, Espanha (213) e Argentina (211). As três agências mais premiadas foram Almap, Loducca e F/Nazca S&S, todas brasileiras. Fico feliz porque o rolo final ficou excelente. Além da já premiadíssima criatividade, foi possível perceber também uma grande evolução na qualidade de produção”, salientou Daniel Marcet, diretor-geral do Fiap.

Além das três citadas, foram premiadas as agências Leo Burnett Tailor Made, DM9DDB, Grey141, JWT, Dim & Canzian, Fischer & Friends, Publicis Brasil, Mood, Lov e Giovanni+Draftfcb. “Não podemos perder o desejo de fazer trabalhos grandiosos para os clientes, já que a boa propaganda dá resultado. Eu, que por muito tempo fui cliente, sei muito bem disso. É por isso que participamos do Fiap: para valorizar a boa propaganda”, destacou Glen Valente, diretor comercial e de marketing do SBT – patrocinador do Fiap.

Nascido em 1969, em Rosário (Argentina), com caráter itinerário, mas sempre com grande presença em território argentino – especialmente em Buenos Aires, onde ficou em definitivo a partir da década de 90 –, o Fiap se mudou definitivamente para Miami em 2012, “se aproximando do hub das principais agências e anunciantes da América Latina”, como explica Marcet. A intenção é consolidar o evento na cidade americana, ampliando, agora, a participação brasileira in loco. “Estamos desenvolvendo um trabalho de médio prazo para ter mais brasileiros no festival. Queremos não apenas os trabalhos inscritos, mas os profissionais acompanhando o evento direto de Miami”, enfatiza Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência – que publica o jornal propmark, representante oficial do Fiap no Brasil.

Na edição de 2013, além da revelação dos vencedores, o Fiap contou com apresentações de grandes nomes globais da indústria, como Martin Sorrell, CEO do WPP; Mark Tutssel, CCO global da Leo Burnett; Laurence Boschetto, presidente e CEO da Draftfcb; Tony Segarra,sócio-fundador e diretor de criação da *S,C,P,F…; e Erh Ray, cofundador e ex-sócio da Borghi/Lowe, além de representantes de empresas como Google, Heineken e Terra, entre outras.

Presidente brasileiro

Após a participação de 12 jurados brasileiros no Fiap 2013, sendo dois como presidentes de júri, o Brasil já tem a confirmação de um nome de peso para a edição de 2014, também em posição de liderança. A organização anunciou o nome de Mário D’Andrea, sócio e CCO da Fischer & Friends, como presidente do júri de TV/Cine. Os demais nomes devem ser definidos apenas no início do próximo ano.