O Fiap (Festival Ibero Americano de la Publicidad) divulgou os primeiros presidentes de júri da 47ª edição do evento, que será realizada entre 18 e 20 de maio no Intercontinental Presidente Hotel, na Cidade do México. Álvaro Rodrigues, VP de criação da Africa, representando o Brasil, vai presidir o júri de Filme e Rádio. A união dessas duas disciplinas é uma das novidades do Fiap 2016. Inovação e Marketing Promocional também se juntam numa nova área, cujo comando deve ficar com o argentino Leandro Raposo, fundador e presidente criativo da Cyranos McCann, de Barcelona Espanha.

Divulgação

Leo Macias, que atuou por 20 anos no país, será o presidente do júri de Gráfica. Recentemente, Macias trocou a DM9DDB pelo cargo de CCO da DDB Latina, baseado em Bogotá, em seu país de origem, a Colômbia. O diretor-geral do Fiap, Daniel Marcet, também faz outras inovações na edição deste ano do Fiap, como a eliminação de 23 categorias em troca de uma nova metodologia de julgamento, considerando  Melhor Conceito, Melhor Estratégia e Melhor uso da cultura local, entre outros itens, reunidos no conceito Big Bang. Marketing Político também terá um espaço próprio para avaliação de campanhas e peças.

“Para nós, a novidade mais importante é o prêmio que vai ser outorgado pelo consumidor. Os consumidores de tudo o mundo vão poder votar através das redes sociais” conta ele. No ano passado, o Brasil foi o país mais premiado, tendo conquistado 4 Grand Prix e o título de Agência do Ano, pela F/Nazca S&S. Segundo o festival, o país deverá ter representantes em quase todos os júris este ano.